Tecnologia de Célula Robotizada soldará estrutura completa do chassi em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção
A Librelato inovou mais uma vez em sua linha de produção, investindo em processos de digitalização e automação. Desta vez, a empresa investiu na maior Célula de Solda Robotizada da América Latina, que soldará a estrutura completa do implemento, e não apenas uma parte dele.
Leia também
- Multinacional Bosch convoca Ajudantes, Operadores, Técnicos, Engenheiros, Analistas e mais candidatos com e sem experiencia para vagas de emprego em fábricas de SP, SC e mais regiões brasileiras
- Roc Stratolaunch, o maior avião do mundo, com a maior asa, medindo 117 metros, 6 motores e com um dos mais estranhos designs do mundo, concluiu ontem (16/01) o primeiro voo de teste atingindo 330 KM/h de velocidade
- Fundo árabe Mubadala, do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, quer vender por, mais de R$ 4 bilhões, rodovias de quase 300 quilômetros em Campinas
- Após novo aumento no preço da gasolina e do diesel da Petrobras, secretários estaduais decidem encerrar congelamento de ICMS sobre combustíveis e consumidor não tem para aonde correr
- Honda, Volkswagen, Jeep, Chery, Kia, Mercedes, Hyundai e Jaguar lançam no Brasil carros potentes, que combinam motores a combustão e elétricos e rodam mais de 100 km por litro!
O projeto teve duração de dois anos com investimento de 12 milhões de reais. A tecnologia permitirá a solda completa de um implemento em apenas 30 minutos, uma redução de 35% no tempo de produção, o que viabiliza a fabricação de 25 implementos/dia, um aumento de 20%.
Operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com a maior Célula de Solda Robotizada da América Latina, de forma segura e produtiva
O equipamento começou a ser instalado em 2021 na fábrica de Criciúma, SC, e a previsão para que ele comece a operar é em março. Nesse período, os operadores passaram por treinamentos específicos para trabalhar com o equipamento de forma segura e produtiva.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
O objetivo dessa célula é melhorar a qualidade final do produto, padronizando a soldagem. Isso se refletirá diretamente na maior satisfação do cliente final.
Para a Librelato, há diversos benefícios com o uso desta tecnologia, como, por exemplo, a redução do tempo de atravessamento do implemento na linha de montagem. “Além disso, haverá melhora na qualidade. Antes, o operador precisava realizar a operação de forma manual como soldador, e agora a máquina fará o trabalho oportunizando ao operador crescimento e aprendizado”, explica Rodrigo Corso, Gerente de Excelência Operacional.
O profissional destaca que a Librelato será a primeira implementadora da América Latina a trabalhar com um sistema automatizado, a soldar o implemento de forma completa. “É uma célula realmente muito grande, de alta complexidade”.
A empresa escolheu alguns fornecedores para o desenvolvimento da tecnologia. Esses parceiros atenderam todo o processo, desde a sua montagem até a finalização do produto na linha de montagem.
Indústria 4.0 transforma toda a cadeia produtiva nas áreas de projetos e fabricação
A Indústria 4.0 está sendo responsável por transformar toda a cadeia produtiva do setor de implementos, desde as áreas de projetos e fabricação dos produtos, até a estrutura interna da empresa e sua comunicação com clientes e fornecedores. A aplicação da internet industrial e da robótica está movimentando o mercado e trazendo inovações que são capazes de aumentar a produtividade e estimular os negócios.
“A Célula de Solda Robotizada terá toda a integração em tempo real. Da minha casa, pelo meu celular, eu conseguirei ver o que está acontecendo na produção, e isso é um grande avanço para a Librelato e seus clientes finais”, finaliza Rodrigo Corso.
Fundada em 1969, na cidade de Orleans, SC, a Librelato é hoje uma das mais inovadoras fabricantes de implementos do Brasil. Com cerca de 1,6 mil colaboradores e receita de 950 milhões de reais em 2019, a empresa concentra suas fábricas em seu Estado natal, sendo duas unidades em Içara e uma em Criciúma. Seus 60 representantes estão estrategicamente instalados em todas as regiões brasileiras, assim como em países da América do Sul como Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile. A Librelato possui um dos mais completos portfólios de produtos do país. São reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens: para aplicações em carga seca, graneleiro, carrega tudo, tanque aço carbono policêntrico, tanque aço carbono cilíndrico, florestal, furgão alumínio, furgão lonado, furgão lonado para transporte de bebidas, porta contêiner, tanque aço inox cilíndrico, canavieiro e frigorífico.