Técnologia de startup americana já é testada em mais de 50 países ao redor do planeta
Com as mudanças climáticas, à água potável está se tornando cada vez mais valiosa e disputada pelos países. De acordo com dados da UNICEF, uma em cada três pessoas no planeta não possui acesso à água potável. Além disso, dados revelam que metade da população mundial viverá em áreas de escassez de água nos próximos anos.
Tecnologia inventada em 2014 pode salvar o planeta
A Source Global, empresa sediada nos Estados Unidos, está trabalhando em uma tecnologia que pode extrair água potável a partir do ar e da luz solar. Além disso, o equipamento é capaz de fazer tudo isso em regiões isoladas do planeta e sem energia elétrica.
Como funciona a tecnologia? A Source Global produz hidro painéis que usam a energia solar para condensar a água potável completamente limpa e livre de poluentes. Basicamente, é um sistema que se assemelha bastante a um painel de energia solar comum, todavia, ao invés de produzir energia, é capaz de produzir água potável.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
O sistema possui painéis solares comuns que capturam a energia e opera o dispositivo sem a necessidade de uma fonte de energia externa. A energia é usada para girar ventiladores que estão nos painéis. Os ventiladores aspiram o ar ambiente e jogam eles para um material absorvente que captura a água. O vapor da água fica preso e, logo em seguida, é extraído e coletado.
O equipamento ainda possui minerais que deixam a água potável e pronto para ser usada. A empresa já instalou cerca de 450 painéis em 52 países ao redor do mundo.
Thomas Borns, gerente de vendas da Source Global nos Estados Unidos, explicou como funciona a tecnologia dos painéis para a produção de água potável.
“O fazemos dentro de nossa máquina é causar condensação passiva e usar meios eficientes para coletar à água. O Hydropanel é composto por um painel solar tradicional que alimenta todo o sistema. Ladeando isso de ambos os lados estão esses dois retângulos pretos ou escuros que chamamos de painéis solares térmicos que absorvem o máximo de energia térmica possível”.
O sistema conseguiu atrair a atenção para o Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo. Através da Breakthrough Energy, empresa do bilionário americano, US$ 150 milhões foram investidos na startup.