1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Com a perspectiva pelo fim da pandemia, demanda global por petróleo deve atingir níveis pré-pandemicos já no início do ano que vem
Tempo de leitura 2 min de leitura

Com a perspectiva pelo fim da pandemia, demanda global por petróleo deve atingir níveis pré-pandemicos já no início do ano que vem

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/09/2021 às 23:51
pandemia, petróleo, demanda, pandemia
Imagem de drpepperscott230 por Pixabay

Especialistas acreditam que a demanda global por petróleo deve retornar aos níveis de pré-pandemia até o final do primeiro trimestre de 2022

Conforme reportagem da Reuters, em uma conferência nesta segunda-feira, produtores e trades destacaram o otimismo com o crescimento da demanda do petróleo no ano que vem.  

 A expectativa é que conforme a economia mundial se recupere dos estragos da pandemia, a demanda Global de Petróleo voltará aos níveis pré-pandemia. O prazo máximo estipulado é o fim do primeiro trimestre de 2022.A previsão está alinhada com o que pensa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).  

pandemia, petróleo, demanda, pandemia
Imagem de uma refinaria de petróleo ao fundo. Foto de William Picard do FreeImages

Demanda por petróleo aumentará

A demanda global por petróleo deve aumentar e alcançar 100 milhões de barris por dia já no final deste ano ou até o final do primeiro trimestre do ano que vem, disse Greg Hill, presidente da Hess Corp. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) o mundo consumia 99,7 milhões de barris por dia de petróleo até 2019.  

O entendimento é que o aumento dos casos de Covid-19 acabou prejudicando a demanda por alguns produtos refinados, contudo, existe a tendência de aumento de consumi de gasolina e diesel.  

Nós testemunhamos muita destruição da demanda como consequência da redução da atividade econômica, interrupção do transporte, interrupção do fluxo livre de mercadorias. Mas isso já passou”, informou Alan Heng, CEO da Pavinlion Energy de Cingapura. 

Com a recuperação economia em 2022, é esperado que a demanda global por petróleo mais elevada aumente os lucros das refinarias em todo mundo, possibilitando uma nova produção. Contudo, a capacidade de refino ociosa pode ser um grande problema. 

Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos