Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.
A colombiana Ecopetrol informou adquirir 30% da Shell em participações, direitos e obrigações de duas áreas correspondentes ao Contrato de Concessão BM-S-54 e ao Contrato de Produção Compartilhada Sul de Gato do Mato, localizado na bacia de Santos no Brasil. Em maio a colombiana comprou fatia da Shell e da Chevron no campo de saturno .
Sob esse contrato, a Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
-
Novo Chevrolet Tracker 2026: central multimídia conectada, Wi-Fi nativo, motor 1.2 turbo com 141 cv e cinco anos de garantia resolvem as críticas do passado? Veja o que mudou no SUV
-
Motor flex de 293,5 cc e 25,2 cv: Honda Sahara 300 2026 estreia no Brasil com painel digital, ABS e novas cores; veja preços e diferenciais de cada versão
-
Toyota Hiace chega ao Brasil com motor 2.8 turbodiesel da Hilux, até 14 lugares, transmissão automática e recursos de conforto para disputar espaço com Fiat Ducato e Renault Master
Além dessas empresas de petróleo, o governo brasileiro também participa do Contrato de Produção Compartilhada, por meio do Pré-Sal Petróleo SA (PPSA). Após o desconto dessa ação, o consórcio manterá proporcionalmente as porcentagens acima.
Três poços que descobriram hidrocarbonetos leves foram perfurados nesses dois blocos. O consórcio continuará executando atividades e operações para iniciar a produção nos próximos anos.
“A união dessa descoberta no pré-sal brasileiro com empresas de classe mundial faz parte de nossa estratégia de crescimento e internacionalização, focada em bacias de alto potencial como Santos, no Brasil. Esta aquisição equilibra nosso portfólio de produção adicionando hidrocarbonetos leves. Em 2018, anunciamos a entrada no pré-sal, uma área com um dos maiores potenciais do continente. Hoje fortalecemos nossa presença fazendo parte de uma descoberta que nos dará produção em alguns anos “, disse Felipe Bayon , presidente da Ecopetrol.
Segundo as estimativas da Ecopetrol, a empresa poderá incorporar cerca de 90 milhões de barris de petróleo bruto em recursos contingentes a partir de 2020, que serão gradualmente adicionados ao seu saldo de reservas. A Ecopetrol também estima que sua participação na produção possa totalizar cerca de 20.000 barris por dia de petróleo bruto em 2025.
Este acordo está alinhado à estratégia da empresa de disciplina de capital e crescimento sustentável em reservas e produção e fortalece a posição da Ecopetrol na bacia de Santos, no Brasil . A participação de Gato do Mato aumentará nossa posição atual nos blocos Pau-Brasil e Saturno.
O contrato assinado pela Ecopetrol e Shell está sujeito às respectivas aprovações de atribuição à Ecopetrol pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outras condições usuais de transação.
A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e é uma empresa de petróleo integrada entre as 50 maiores do mundo e as quatro maiores da América Latina.
Além da Colômbia , onde gera mais de 60% da produção do país, atua em exploração e produção no Brasil , México , Peru e Estados Unidos ( Golfo do México ). A Ecopetrol opera a maior refinaria da Colômbia , a maior parte da rede de oleodutos e polidutos do país, e está aumentando significativamente sua participação em biocombustíveis.
- Petróleo em praias do Nordeste pode chegar no Rio de Janeiro
- Engeman fatura contrato com a Petrobras e Chevron para serviços de manutenção offshore no RJ
- Petrobras cancela patrocínio milionário com a McLaren
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.