1. Início
  2. /
  3. / Colombiana Ecopetrol compra 30% de Gato do Mato da Shell no pré-sal
Tempo de leitura 3 min de leitura

Colombiana Ecopetrol compra 30% de Gato do Mato da Shell no pré-sal

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 21/10/2019 às 12:24

Sem categoria

Ecopetrol Shell Pré sal
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.

A colombiana Ecopetrol informou adquirir 30% da Shell em participações, direitos e obrigações de duas áreas correspondentes ao Contrato de Concessão BM-S-54 e ao Contrato de Produção Compartilhada Sul de Gato do Mato, localizado na bacia de Santos no Brasil. Em maio a colombiana comprou fatia da Shell e da Chevron no campo de saturno .

Sob esse contrato, a Shell reduzirá sua participação de 80% para 50% e continuará como operadora, enquanto a empresa francesa Total manterá os 20% restantes.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Além dessas empresas de petróleo, o governo brasileiro também participa do Contrato de Produção Compartilhada, por meio do Pré-Sal Petróleo SA (PPSA). Após o desconto dessa ação, o consórcio manterá proporcionalmente as porcentagens acima.

Três poços que descobriram hidrocarbonetos leves foram perfurados nesses dois blocos. O consórcio continuará executando atividades e operações para iniciar a produção nos próximos anos.

“A união dessa descoberta no pré-sal brasileiro com empresas de classe mundial faz parte de nossa estratégia de crescimento e internacionalização, focada em bacias de alto potencial como Santos, no Brasil. Esta aquisição equilibra nosso portfólio de produção adicionando hidrocarbonetos leves. Em 2018, anunciamos a entrada no pré-sal, uma área com um dos maiores potenciais do continente. Hoje fortalecemos nossa presença fazendo parte de uma descoberta que nos dará produção em alguns anos “, disse Felipe Bayon , presidente da Ecopetrol.

Segundo as estimativas da Ecopetrol, a empresa poderá incorporar cerca de 90 milhões de barris de petróleo bruto em recursos contingentes a partir de 2020, que serão gradualmente adicionados ao seu saldo de reservas. A Ecopetrol também estima que sua participação na produção possa totalizar cerca de 20.000 barris por dia de petróleo bruto em 2025.

Este acordo está alinhado à estratégia da empresa de disciplina de capital e crescimento sustentável em reservas e produção e fortalece a posição da Ecopetrol na bacia de Santos, no Brasil . A participação de Gato do Mato aumentará nossa posição atual nos blocos Pau-Brasil e Saturno.

O contrato assinado pela Ecopetrol  e Shell está sujeito às respectivas aprovações de atribuição à Ecopetrol pelo Ministério de Minas e Energia do Brasil, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e outras condições usuais de transação.

A Ecopetrol é a maior empresa da Colômbia e é uma empresa de petróleo integrada entre as 50 maiores do mundo e as quatro maiores da América Latina.

Além da Colômbia , onde gera mais de 60% da produção do país, atua em exploração e produção no Brasil , México , Peru e Estados Unidos ( Golfo do México ). A Ecopetrol opera a maior refinaria da Colômbia , a maior parte da rede de oleodutos e polidutos do país, e está aumentando significativamente sua participação em biocombustíveis.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos