Já imaginou dirigir um Mini Cooper elétrico? Esses e outros clássicos estão sendo convertidos em carros elétricos por uma empresa do Reino Unido.
O Mini Cooper se transforma em carro elétrico com a ajuda do sistema do Nissan Leaf, com uma bateria de 20 kWh. O Mini Cooper original é um dos clássicos que nunca saem de moda, mas tendo em vista que carros antigos movidos a gasolina não poderão mais circular nas ruas da Europa, existe uma maneira de continuar dirigindo com o Mini Cooper.
Leia também
A conversão em carro elétrico do Mini Cooper
A empresa London Eletric Cars, do Reino Unido, está fazendo a conversão do carro utilizando componentes do Nissan Leaf para tornar o carro a combustão em elétrico.
A capacidade da bateria é de aproximadamente 20 kWh (para um modelo padrão), dando ao Mini Cooper uma autonomia de aproximadamente 110 km com uma única carga. 20 kWh parece não ser muito, mas a empresa teve que colocar as baterias sob o capô e também no porta-malas.
-
De S10 a Saveiro: veja 4 picapes usadas e confiáveis por até R$ 50 mil, ideais para trabalho e lazer
-
Fiat Toro 2026 ganha novo visual e mantém motor potente: Veja o que muda na picape
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
A London Eletric Cars não especifica o motor do carro elétrico, mas caso seja o de um Nissan Leaf, ele poderá produzir cerca de 110 cavalos de potência e 28,5 kgfm, mas há uma possibilidade de ter sofrido ajustes para entregar uma potência menor devido ao tamanho do Mini Cooper.
Mini Cooper se torna uma opção acessível e útil para todos
De acordo com o fundador da London Eletric Cars, Matthew Quitter, como um entusiasta de carros clássicos e defensor de conversão em carro elétrico, fazia sentido para a empresa focar no Mini original.
Com esta versão elétrica usando o sistema da Nissan, a companhia desejava que o carro elétrico fosse uma opção útil e acessível não só para os moradores de Londres e sim de todo o mundo, visando reduzir a poluição e gerar sustentabilidade.
Conversão para todos
A empresa afirma que qualquer veículo pode se tornar um carro elétrico, porém algumas conversões são mais difíceis do que a feita com o Mini Cooper com o sistema da Nissan, pois são mais difíceis de integrar ou exigem motores e baterias maiores, criando um custo maior e desanimando o cliente que está interessado em questões financeiras.
Tendo em vista esses fatores, o foco da empresa é em carros clássicos cuja conversão pode ser feita de forma mais simples. Atualmente, a empresa é especializada em Minis clássicos, Land Rover Series Defenders, Travellers, Morris Minors e vans.
O valor da conversão em carro elétrico depende de diversos fatores, mas em média a empresa faz conversões de £ 22.000 por 20 kWhe também £ 26.000 para 25 kWh e 33 kWh por £ 33.000. As conversões duram aproximadamente 3 meses, mas projetos personalizados e mais complexos podem durar cerca de 6 meses ou mais para serem concluídos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.
Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia