1. Início
  2. / Indústria
  3. / Chegou a hora de navegar sem prejudicar o meio ambiente! Empresa anuncia a construção do primeiro navio totalmente livre de emissões de gases de efeito estufa
Tempo de leitura 3 min de leitura

Chegou a hora de navegar sem prejudicar o meio ambiente! Empresa anuncia a construção do primeiro navio totalmente livre de emissões de gases de efeito estufa

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 13/06/2023 às 07:00
Chegou a hora de navegar sem prejudicar o meio ambiente! Empresa anuncia a construção do primeiro navio totalmente livre de emissões de gases de efeito estufa
FOTO: SeaZero

A Hurtigruten Norway, empresa marítima que atua na costa da Noruega, está dando um grande passo rumo à sustentabilidade com o desenvolvimento do primeiro navio de cruzeiros totalmente livre de emissões de poluentes.

O projeto, nomeado de Sea Zero, promete ser uma revolução no mercado de navios de cruzeiro, já que será movido a baterias elétricas e terá um gerador de energia eólica e solar a bordo, tornando-se uma alternativa mais verde e consciente aos navios que atualmente poluem os mares do mundo e exacerbam os problemas climáticos.

O objetivo é possuir o primeiro Sea Zero navegando comercialmente na costa da Noruega já no começo da próxima década, lançando, assim, uma alternativa mais sustentável para o mercado de cruzeiros. Não é à toa que a empresa reuniu um consórcio de 12 empresas e também o renomado instituto de pesquisas independente, Sintef, um dos maiores da Europa, para desenvolver essa alternativa ambiciosa e inovadora para o setor marítimo.

No contexto marítimo, cada etapa do processo precisa ser pensada estrategicamente para garantir o sucesso do projeto.

Por isso, a empresa considera que uma das maiores dificuldades é ter tecnologias disponíveis e efetivas até o começo da próxima década. As tecnologias necessárias para o projeto ainda estão em desenvolvimento e exigem pesquisa intensiva.

Embora algumas tecnologias tenham atingido um estágio avançado, há ainda a necessidade de pesquisa e desenvolvimento dedicados para garantir uma implementação eficiente no contexto marítimo.

Algumas tecnologias ainda estão em estágio inicial e demandam pesquisa fundamental e testes completos. Uma das prioridades da empresa é identificar as tecnologias mais promissoras e aplicá-las com sabedoria em seus futuros e inovadores navios livres de emissões.

O Sea Zero é uma embarcação de 135 metros de comprimento com capacidade para 500 passageiros e 99 tripulantes, além de contar com um porão de carga.

O futuro navio livre de emissões será elétrico e equipado com baterias que serão carregadas nos portos. Unindo soluções de bateria 60 MWh com tecnologia eólica, a embarcação terá também velas retráteis com painéis solares, manobras feitas por softwares de inteligência artificial, propulsores múltiplos retráteis, hélices contra rotantes (CRP) e lubrificação a ar.

A ponta, onde o capitão e a tripulação controlam o navio, deve ser reduzida significativamente, parecendo-se com a cabine de um avião, devido ao uso de inteligência artificial avançada. A Hurtigruten Norway atua há mais de 130 anos na costa da Noruega e possui um consolidado conhecimento dos 34 portos que usa diariamente. Por esse motivo, a inteligência artificial de seus futuros navios será feita com dados para que os sistemas aprendam os métodos de atracação e desatracação mais eficientes de cada porto.

O compromisso da empresa com a sustentabilidade também inclui a interação dos hóspedes na experiência do navio livre de emissões.

Eles serão convidados a participar do esforço de zero emissão e terão um aplicativo móvel interativo, onde poderão operar a ventilação ultra-moderna da cabine e medir seu próprio consumo de água e eletricidade.

Embora a construção deste navio esteja em fase inicial, já é possível ver a visão de um futuro sustentável no setor marítimo. A Hurtigruten Norway acredita firmemente que a construção desse navio é apenas o começo de uma nova era de inovação e sustentabilidade no mercado de navios de cruzeiro.

A cada nova tecnologia desenvolvida e implementada, acredita-se que trará um futuro mais verde e consciente para o transporte marítimo. A sustentabilidade no setor marítimo não é mais uma opção, mas uma necessidade para garantir a sobrevivência dos mares, e a construção do navio totalmente livre de emissões é um passo importante nessa direção.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos