1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / CELSE recebe licença e entra na fase final de instalação de Termoelétrica
Tempo de leitura 2 min de leitura

CELSE recebe licença e entra na fase final de instalação de Termoelétrica

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 22/11/2019 às 06:30
Atualizado em 04/01/2020 às 06:46
CELSE entra na fase final de instalação de Termoelétrica
Instalações de termoelétrica CELSE
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com capacidade para atender o equivalente a 15% da demanda do NE, a termoelétrica deverá entrar em operação comercial em janeiro de 2020

Na última quarta-feira (20), a CELSE obteve duas autorizações que inauguraram a etapa final de implantação da maior e mais eficiente usina termoelétrica a gás natural da América Latina: a UTE Porto Sergipe I. As ações envolveram a aprovação de órgãos como ANP (Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis) e ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Veja também que a Petrobras arrenda Fafens da Bahia e de Sergipe para o Grupo Unigel por R$ 177 milhões

As assinaturas que foram obtidas pela Companhia incluíram a permissão para a Pré-Operação do primeiro terminal de GNL privado do Brasil, permitindo a regaseificação e a movimentação do gás até a UTE Porto de Sergipe I, emitida pela ANP; e liberação das quatro unidades geradoras para início da Operação em Teste, com um total de 1,5GW de capacidade de geração de energia, expedida pela ANEEL.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A UTE Porto Sergipe I deverá entrar em operação comercial em janeiro de 2020 e tem como objetivo converter gás natural liquefeito em energia elétrica. A usina Termelétrica terá capacidade equivalente a 15% da demanda de energia do Nordeste, agregando grande disponibilidade energética para todo o Sistema Interligado Nacional.

Com investimento na ordem de R$ 5 bilhões em tecnologia de ponta, o empreendimento, situado no Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, em Barra dos Coqueiros, município da Região Metropolitana de Aracaju (SE), vai impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região e gerar expectativa de emprego.

Sobre a empresa

A CELSE (Centrais Elétricas de Sergipe S.A), companhia criada pela brasileira EBRASIL- Eletricidade do Brasil e a Golar Power, foi fundada em 2015 para a geração e comercialização de energia elétrica a partir de unidades geradoras de energia termoelétrica a gás. A empresa foi vitoriosa no Leilão de Energia Nova A-5 em abril de 2015, estabelecendo 26 contratos para entrar em operação comercial em janeiro de 2020.

Veja mais

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos