1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Ceará espera produzir mais de 5 GW de energia eólica offshore nos próximos cinco anos reforçando o seu papel como importante produtor e fornecedor de turbinas eólicas
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Ceará espera produzir mais de 5 GW de energia eólica offshore nos próximos cinco anos reforçando o seu papel como importante produtor e fornecedor de turbinas eólicas

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 20/10/2020 às 10:00
Ceará – energia eólica – turbinas eólicas
Torres de energia eólica no Ceará
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Ceará desponta como importante produtor e fornecedor de turbinas eólicas para energia eólica offshore nos próximos anos.

Após a assinatura do memorando de entendimento entre o Governo do Estado do Ceará e a chinesa Mingyang Smart Energy produtora de turbinas eólicas, em setembro deste ano a instalação de uma grande indústria de aerogeradores para parques de energia eólica no oceano avança em ritmo vertiginoso.

Leia também

Instalação da fábrica no Complexo do Pecém

Nesta segunda-feira (19), o Sr. Larry foi recebido pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, e pela secretária Executiva da Indústria, Roseane Medeiros no Ceará.

O vice-presidente acompanhado do gerente regional de Mingyang, Ben Gao, destacou a intenção do grupo chinês de transformar o Porto do Pecém em polo exportador e produtor de turbinas eólicas além de aerogeradores para usinas de energia eólica offshore para o Brasil e exterior.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

“Nós, do Governo do Estado, estamos trabalhando de forma ágil e com o compromisso de criar condições para atrair empresas produtoras de energia eólica e turbinas eólicas para o Ceará. Estamos empenhados em fornecer todo o apoio institucional para que o projeto Mingyang se consolide. Estamos muito felizes e entusiasmados em estabelecer essa matriz energética limpa no Ceará e no Brasil”, afirma Sedet, da Maia Júnior.

Ceará tem uma das melhores localizações geográficas do Brasil

Para se instalar no Ceará, a empresa também considera fatores como a localização geográfica, que garante o potencial de geração de energia elétrica a partir de combustíveis renováveis e a infraestrutura do Porto do Pecém.

Sedet está apoiando institucionalmente a viabilidade de construção de uma torre para a multinacional China. “A empresa produz e opera turbinas eólicas e parques de energia eólica offshore na China e quer entender as condições do nosso litoral”, disse Sérgio Araújo.

Mingyang decide sobre os detalhes da instalação da fábrica em Pecém, e os projetos de geração em energia eólica ganham impulso

Empresários locais e internacionais estão tomando providências para viabilizar a instalação de 4 parques eólicos, aprovando a força do vento que sopra no mar, em Caucaia (1), Camocim (1) e Amontada (2).

O projeto do Parque Eólico Marítimo Asa Branca tem previsão de produção de 400 MW na costa do município de Amontada, em uma área de 15 km do continente, a uma distância entre 3 km e 8 km da praia.

O empreendimento terá Linha de Transmissão própria e prevê a utilização de navios-plataforma autoelevantes de piso rebaixado para a instalação das fundações, peças de transição, torres, gôndolas, remos, cabos de controle elétrico / submarino e a formação rochosa do entorno.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos