Empresa francesa modifica Renault Zoe elétrico e o transforma em um carro movido a hidrogênio e esterco com uma autonomia que pode sair dos 385 km, para mais de 2.000 km.
Um Renault Zoe, totalmente elétrico foi modificado com uma célula de combustível alimentada por hidrogênio e biomassa, teve sua autonomia de fábrica quintuplicada, batendo um recorde mundial maior que 2 mil km. A façanha foi feita pela empresa ARM Engineering na última quarta-feira (11), no circuito de Albi, na França. O carro elétrico escolhido, o Renault Zoe, contava com uma autonomia de quase 400 e recebeu melhorias para completar um trajeto de 2.055,68 km sem a necessidade de reabastecimento.
Entenda como funciona o carro movido a hidrogênio e esterco
Para atingir tal distância e quebrar vários recordes, o carro movido a hidrogênio e esterco utilizou uma carga completa de sua bateria e um tanque com 200 litros de G-H3, um biocombustível gerado a partir de hidrogênio e esterco, que alimentava uma célula de combustível para que fosse gerada eletricidade.
O processo, feito pela empresa francesa, permite que o biocombustível seja utilizado para reformar o hidrogênio e desenvolver, assim, energia para alimentar a bateria, de acordo com Marc Lambec, presidente da ARM Engineering.
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Para que isso fosse possível, cinco pilotos revezaram o volante do carro movido a esterco no circuito de Albi durante cerca de três dias, das 7h à meia-noite, para quebrar o recorde de distância de 1.360 km que pertencia a um Toyota Mirai, nos Estados Unidos.
O mecanismo também pode ser adaptado em carro com motor de combustão interna, como os veículos movidos a combustíveis como álcool e gasolina. Em um veículo térmico, o dispositivo permite que 80% das emissões de poluentes como gás carbônico, por exemplo, sejam reduzidas.
Saiba mais sobre o G-H3
Para bater o recorde superior a 2 mil km de autonomia, foram cerca de 580 voltas completadas consecutivamente no traçado de 3.565 metros. Para níveis de comparação, um GP de Fórmula 1, que dura cerca de 1h 30 min, tem um pouco mais de 300 km de extensão.
Já uma corrida de longa duração, como as de Le Mans, que duram 24 horas, chegam a 5 mil km. O G-H3 utilizado no carro movido a esterco passa por um reformador, onde o hidrogênio é extraído após virar eletricidade.
Esse biocombustível utilizado é uma espécie de metanol sintético obtido por meio da digestão anaeróbica de biomassa não alimentar, como resíduos vegetais e esterco. Em um reformador presente na célula de combustível, é convertido o CO2 e hidrogênio através da eletrólise da água.
Renault anuncia novo carro conceito movido a hidrogênio
Ao mesmo tempo em que um veículo modificado batia recordes na França, a própria montadora anunciou um carro conceito movido a hidrogênio, que será revelado nesta quinta-feira (19). A francesa afirma que o modelo será feito em 70% com materiais reciclados e 95% de materiais recicláveis.
O carro a hidrogênio conta com um painel com um layout de várias telas, bancos com encosto alongados e texturas diferentes no volante. Por fora, o modelo conta com o logo da Renault iluminado e outros detalhes. Por ora, não há muitas informações sobre o veículo, mas já é possível observar que a frente é composta por um farol dividido e um capô com um design com vários detalhes.
A montadora também não confirmou se o veículo é um SUV ou hatch e a francesa exibirá o modelo no evento Change NOW, que acontecerá em Paris, na França, entre os dias 19 a 21 deste mês.
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