Lançado no ano passado no Japão, o Toyota C+pod é uma das iniciativas da marca para alcançar a mobilidade livre de CO2 até 2035. Até então vendido apenas para órgãos do governo e empresas, o carro elétrico já pode ser comprado desde a última semana pelos consumidores finais por um preço de aproximadamente R$ 79.590. Por ora, o C+pod será disponibilizado no Japão por meio de um contrato de leasing através das concessionárias Toyota e nas agências Toyota Rental & Lease Agencies em todo o país. Segundo a montadora, o contrato permite o uso do carro elétrico e simultaneamente garante a coleta abrangente de veículos com iniciativas proativas 3R para as baterias a bordo.
Em seu exterior, o carro elétrico é atrativo pelo seu pequeno porte, que é um pouco maior que um Renault Twizy. O modelo mede 2,49 m de comprimento, 1,55m de altura e 1,29 m de largura. O C+pod pode levar até dois ocupantes lado a lado e ainda conta com um pequeno porta malas. Se comparado ao Smart EQ Fortwo, o carro elétrico da Toyota é 20 cm mais curto e 37 cm mais estreito.
Em sua dianteira, o modelo conta com faróis de aspecto horizontal, que vão até as laterais do modelo. Eles são interligados pela entrada de carregamento, que fica escondida sob o logotipo da marca. O para-choque dianteiro conta uma entrada de ar com acabamento em plástico preto. Na lateral, as rodas do modelo contam com calotas integrais.
Na traseira, as lanternas de led contam com um formato de L e são posicionadas na vertical. A tampa do porta-malas traz o nome do modelo. Segundo a marca, o modelo foi projetado como uma alternativa de mobilidade tanto para motoristas idosos quanto para jovens condutores.
Por dentro do modelo, seu acabamento é simples, feito em plástico rígido. Na parte de cima do painel, há um display que conta com as principais informações do carro elétrico e um velocímetro.
Por se tratar de um modelo vendido no Japão, o C+pod conta com um volante no lado direito. Há também um console central, que reúne as principais funções do carro elétrico, como os botões do câmbio e ventilação.
O modelo vem equipado com um motor elétrico traseiro de apenas 12,5 cavalos de potência e 55 Nm de torque. O carro elétrico oferece um desempenho voltado apenas para o uso urbano, com uma velocidade máxima de 60 km/h.
O veículo conta com baterias de íons de lítio de 9,06 kWh, que ofertam 150 km de autonomia. Segundo a Toyota, a recarga completa dura cerca de 5 horas em uma tomada de 220 V e 16h em uma de 110 V. O C+pod está sendo ofertando, no Japão, nas versões X e G, que custam R$ 79.590 e R$ 83.090 respectivamente.