Empresa chinesa traz ao mercado um novo carro elétrico barato que chega ao mercado por menos de R$ 50 mil. O veículo elétrico entrega autonomia de até 230 km.
A montadora de veículos MG Motor, da Saic Motor, com sede na China, lançou mais um modelo de carro elétrico barato para o mercado indiano, o minicarro chamado de Comet EV. Até então, este é o veículo mais barato na categoria disponível no país. A ideia da empresa é usar o modelo para enfrentar os rivais do país, como por exemplo a Tata Motors, no terceiro maior mercado de veículos do mundo.
Carro elétrico popular com preço equivalente a R$ 50 mil entrega 230 km de autonomia
O carro elétrico barato de duas portas pode rodar 230 km com uma única carga, custando a partir de US$ 9,8 mil, o que em conversão direta custa R$ 49 mil na cotação atual. Desta forma, o EV chinês custa menos que o Tiago, carro elétrico de quatro portas comercializado pela Tata.
Embora seja mais caro, US$ 10,4 mil, o equivalente (R$ 52 mil), ele anda mais com apenas uma carga, algo entre 250 e 315 km, segundo a montadora. A MG Motor lançou o Comet EV como um carro de passeio ideal para o ambiente urbano e estradas congestionadas da Índia.
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Segundo Rajeev Chaba, head da montadora, isso porque o carro elétrico popular é altamente fácil de manobrar na região urbana, durante um evento virtual de lançamento. Chaba acrescenta que o veículo é para aqueles que buscam uma solução inteligente para combater problemas de mobilidade urbana atuais.
Entretanto, as vendas de carros elétricos representam menos de 2% do total de vendas por ano na Índia, 3,9 milhões de veículos entre 2022 e 2023. E, por ora, a Tata Motors domina esse mercado por lá. Entretanto, o governo do primeiro-ministro Narendra Modi busca ampliar para 30% até o começo da década.
Crescimento de vendas da montadora chinesa
O Comet, desenvolvido para transportar até quatro pessoas, é o segundo EV da MG no mercado da Índia. Lá, a empresa também comercializa o ZS, seu maior SUV elétrico. E a montadora da China espera que carros elétricos respondam por 25% a 30% de suas vendas na Índia em 2023. A rival BYD também lançou seu primeiro carro elétrico popular na Índia no último ano, com um plano de dominar 40% do mercado de elétricos do país até o início da próxima década.
O valor do Comet, no entanto, parece ser caro se comparado com outros valores de carros elétricos baratos, devido ao seu tamanho pequeno, segundo Gaurav Vangaal, da S&P Global Mobility. Os carros não são mais apenas para a mobilidade, visto que se tornaram parte de um estilo de vida do condutor. A expectativa é que a MG encontre clientes suficientes para seu veículo, mas pode ficar aquém de suas metas de produção.
Outros modelos de carros elétricos populares que chegam ao mercado
Já na Bolívia, a startup Quantum Motors lançou um minicarro elétrico popular ainda mais barato que o Comet, custando menos de 40 mil. Entretanto, este tem espaço para até três pessoas, velocidade máxima de 56 km/h e autonomia de 95 km com apenas uma carga.
O modelo tem tamanho de um carrinho de golfe e possui espaço apenas para motoristas na frente, enquanto até dois passageiros conseguem se acomodar atrás. O modelo leva de 6 a 8 horas para carregar completamente.
Segundo Daniel Darense, aposentado de Cochabamba, comprou o carro elétrico em setembro de 2019, quando lançado e, até então, já dirigiu 9,6 mil km, distância pouco maior do que entre São Paulo e Londres em seu minicarro.