Carro elétrico chinês, campeão de vendas, considerado livre de perigos por conta de suas baterias de LFP pegou fogo enquanto carregava. Especialistas descartaram as baterias como geradores do incidente.
O carro elétrico chinês campeão de vendas, Wuling Hongguang Mini EV, ou apenas conhecido como Mini EV, atingiu a posição de veículo mais vendido do setor no país asiático no último ano, ultrapassando até mesmo a poderosa Tesla de Elon Musk. O mini veículo já foi considerado livre de incêndios por conta de suas baterias de LFP que não são propensas a explodir ou incendiar. Entretanto, essa “fama” pode ter sido comprometida no último mês, quando um desses carros elétricos utilizado para test-drive começou a queimar enquanto carregava.
Carro elétrico chinês com baterias LFP teve sua frente consumida pelo incêndio
O acidente aconteceu na China, mais precisamente na cidade de Haikou. Segundo o portal HNDNews, os bombeiros chegaram ao local de forma rápida e o incêndio do carro elétrico chinês foi controlado sem muito esforço, provavelmente, porque as baterias de LFP do carro elétrico não estavam envolvidas no incidente.
Nas fotos divulgadas pela imprensa, é possível notar que o campeão de vendas no setor de carros elétricos da China teve sua frente toda consumida pelo incêndio, já que a porta de carregamento fica situada no centro da grade dianteira do modelo.
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O lado esquerdo da frente aparenta estar mais comprometido, o que faz com que algumas pessoas e especialistas acreditem que algum componente presente neste lado do carro elétrico chinês possa ser o causador do incidente.
Os bombeiros ainda investigam as possíveis causas do incidente, e analisam se realmente podem descartar o envolvimento das baterias de LFP. Será necessário também voltar a atenção para outros componentes dos carros elétricos que podem ter causado este tipo de acidente.
Wuling Hongguang Mini EV já emplacou mais de 100 mil unidades
O Wuling Hongguang Mini EV, equipado com baterias de LFP, tem capacidade para acomodar até quatro pessoas, medindo 1,49 metros de largura, 2,92 m de comprimento e 1,60 metros de altura. O veículo disponibiliza um ótimo espaço para bagagens quando o banco de trás está livre de passageiros, no total são 741 litros de capacidade.
O veículo se tornou um dos carros elétricos mais vendidos na China, e apesar da concorrência crescente em seu setor, o mini elétrico ainda continua no topo do ranking. De acordo com dados da China Passenger Car Association (CPCA), já foram vendidas cerca de 100 mil unidades durante o primeiro trimestre deste ano.
Incêndios em carros elétricos
Além do carro elétrico chinês, equipado com baterias de LFP, é impossível não lembrar quando um carro elétrico da Tesla, o Model S Branco, pegou fogo na Califórnia no último mês, após ter ficado parado por cerca de três semanas em um ferro-velho.
Antes de incendiar, o veículo já estava muito danificado devido a uma colisão. Quando a equipe da polícia de Sacramento chegou ao local, o veículo elétrico estava totalmente envolvido com chamas, fazendo com que os bombeiros tivessem muita dificuldade para apagar o incêndio.
Quando conseguiam finalmente reduzir o fogo, ele subia novamente devido a uma liberação de gás no compartimento da bateria. Ao lado da equipe do ferro-velho, os bombeiros moveram o Tesla de lado para conseguir acessar o compartimento, situado embaixo do veículo.
Para que o mesmo não acendesse novamente, por conta do calor residual, as equipes desenvolveram um pequeno poço, colocaram o carro dentro e encheram com água, conseguindo acessar o compartimento da bateria.