ANP renova contrato de concessão e Petrobras e Equinor irão operar por mais 27 anos o terceiro maior campo produtor de petróleo do Brasil
O campo de Petróleo de Roncador, em águas profundas da parte capixaba da Bacia de Campos e operado pela Petrobras, teve seu contrato de concessão prorrogado por mais 27 anos pela ANP. A portuguesa GALP aumentou sua produção no Brasil, veja aqui !
O ativo é o terceiro maior produtor de petróleo do país, superado apenas por Lula e Sapinhoá, campos do pré-sal da Bacia de Santos.
O campo de Roncador localiza-se na porção Norte da Bacia de Campos, à aproximadamente 125 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água que varia de 1.500 a 1.900 m. Sua Área de Desenvolvimento é de 397,6 km² e limita-se a norte com o Estado do Espírito
Santo, a oeste com o campo de Frade e a sul com os campo de Albacora e Albacora Leste.
-
Albert Manifold assume BP com promessa de simplificar portfólio e acelerar estratégia voltada ao petróleo
-
Produção de petróleo e gás ganha novas regras do CNPE e ANP, prorroga contratos de partilha no Brasil e fortalece investimentos com mais segurança e previsibilidade
-
OpenAI de Sam Altman explode em valor, atinge US$ 500 bilhões e ultrapassa SpaceX de Elon Musk, tornando-se a maior startup do planeta
-
Produção de petróleo no Brasil cai em agosto, mas campo de Búzios assume liderança histórica no setor energético
Atualmente quatro plataformas produzem petróleo a partir do campo de Roncador, a P-52, a P-54, a P-55 e a P-62, que somadas tem a capacidade de produzir 720 mil barris de petróleo por dia.
São 51 poços produtores, o maior deles produzindo 16 mil barris/dia e o menor, 0,9 barris/dia.
Sendo declarado comercial em 1998, ele entrou em operação em 1999 e é um dos Campos da chamada da Rodada Zero, que foi o leilão que ratificou os campos que ficariam com a Petrobras após o fim do monopólio das atividades de exploração e produção no Brasil.
A entrada da Equinor
Em meados de 2018, a norueguesa Equinor (ex-Statoil) comprou 25% de participação da Petrobras por US$ 2 bilhões, que com 75% continuou como operadora do campo.
A produção média do campo de Roncador é de aproximadamente 240 mil barris de óleo por dia e 40 mil barris de óleo equivalente (petróleo e gás natural) por dia.
O campo tem aproximadamente 10 bilhões de barris petróleo e óleo equivalente em volume in place (no local) e uma expectativa de volume recuperável remanescente superior a 1 bilhão barris equivalentes.
Leia também ! Gás do Comperj terá a construção de Ponto de Recebimento no Rio de Janeiro !
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.