Home > Sem categoria

Camargo Corrêa assina acordo e vai devolver 1,4 bilhão de reais aos cofres públicos até 2038

Renato Oliveira
por
-
01-08-2019 11:31:00
em Sem categoria
Camargo Corrêas Acordo de leniência

Acordo de leniência foi assinado com a CGU e AGU tendo em vista contratos fraudulentos, mas a Camargo Corrêa terá até 2038 para restituir a verba

A operação lava jato fez mais uma empresa a restituir os cofres públicos por corrupção em contratos fraudulentos. Agora foi a vez da Camargo Corrêa assinar outro acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU).
O acordo foi assinado ontem, quarta-feira (31/07), e prevê mais um pagamento da empreiteira, no valor de 500 milhões de reais.

Com este novo pagamento a Camargo Corrêa atinge agora cerca de 1,4 bilhão de reais devolvidos à União, valores que incluem acertos assinados em 2015 com o MPF e Cade, além de correções monetárias.

Os valores devolvidos serão integralmente destinados à União e às entidades lesadas e segundo a Camargo Corrêa o acordo encerra “uma importante etapa” para o grupo.

A empresa divulgou uma nota a imprensa dizendo o seguinte: “Durante as negociações, a empresa colaborou com informações e provas sobre atos ilícitos cometidos por mais diversas pessoas físicas e jurídicas, de modo que o acordo contribui para a consolidação da segurança jurídica do microssistema de combate à corrupção e de defesa do patrimônio público e da probidade administrativa”.

Composição do valor total

905,9 milhões de reais, ou seja, a maior parte deste valor é referente a enriquecimento ilícito obtido pela empresa em razão de influência em contratos fraudulentos e os outros 330,3 milhões de reais correspondem à restituição de valores pagos a título de propinas.

Esse valor ainda é acrescido de 36,2 milhões de multa administrativa, prevista na Lei Anticorrupção, e 123,6 milhões de multa civil, prevista na Lei de Improbidade Administrativa.

Leia também ! Extensa lista de vagas offshore para atender posições imediatas para PLSV da Subsea 7 !

Tags:
Renato Oliveira
Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.