1. Início
  2. / Economia
  3. / Câmara aprova projeto que dá ao consumidor poder de conferir produto antes de pagar
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Câmara aprova projeto que dá ao consumidor poder de conferir produto antes de pagar

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/09/2025 às 00:10
Deputados aprovam projeto que assegura ao consumidor a chance de verificar o produto no ato da compra e garantir soluções rápidas.
Deputados aprovam projeto que assegura ao consumidor a chance de verificar o produto no ato da compra e garantir soluções rápidas.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Deputados aprovam projeto que assegura ao consumidor a chance de verificar o produto no ato da compra e garantir soluções rápidas.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que assegura ao consumidor o direito de examinar o produto no ato da compra.

A proposta foi apresentada pelo deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) e recebeu alterações do relator, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ).

O texto aprovado garante que, ao identificar irregularidades, o consumidor possa aplicar imediatamente os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Direitos garantidos

Entre as opções previstas estão a substituição do item por outro da mesma espécie em perfeitas condições, a restituição do valor pago ou ainda o abatimento proporcional no preço.

Essas medidas permitem ao cliente resolver problemas sem burocracia, porque o procedimento poderá ser realizado diretamente no ponto de venda.

Alterações feitas

O relator retirou da proposta os produtos lacrados, os alimentos pré-embalados e as mercadorias entregues no domicílio do consumidor. Segundo Aureo Ribeiro, a exclusão evita riscos de violação em itens de uso frequente.

Diversos produtos, como sabonetes, pastas de dente, amaciantes, shampoos, desodorantes, limpadores e outros itens amplamente comercializados, por exemplo, se tornariam vulneráveis à violação no ponto de venda”, explicou.

Além disso, ele reforçou que a alteração mantém a segurança sanitária e a confiança do consumidor nesses itens de consumo diário.

Próximos passos

A proposta tramita em caráter conclusivo. Isso significa que será analisada diretamente pelas comissões da Câmara, sem necessidade de votação em plenário, salvo se houver recurso.

Agora, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Se aprovada, a matéria ainda passará pelo Senado antes de se tornar lei.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x