1. Início
  2. / Automotivo
  3. / BYD Dolphin Mini sem estepe: motorista relata pneu rasgado após buraco, dificuldade no reparo com kit original e gasto de R$ 2.640 na concessionária
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 3 comentários

BYD Dolphin Mini sem estepe: motorista relata pneu rasgado após buraco, dificuldade no reparo com kit original e gasto de R$ 2.640 na concessionária

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 18/09/2025 às 11:53
BYD Dolphin Mini em oficina com pneu dianteiro rasgado sendo substituído.
Pneu do BYD Dolphin Mini rasgado após buraco não pôde ser reparado com kit de fábrica.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
16 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Queda em buraco à noite deixou o Dolphin Mini com pneu inutilizado; kit de reparo não foi suficiente e proprietário precisou acionar assistência da BYD, arcando com pneus a R$ 950 cada e revisão completa de 20.000 km

Um motorista do BYD Dolphin Mini passou por um contratempo comum, mas que escancara um problema já conhecido do modelo: a ausência de estepe. Enquanto dirigia à noite, ele não conseguiu desviar de um buraco no meio da avenida e o impacto resultou em um rasgo lateral no pneu Linglong original do carro.

Assim que o painel acusou perda de pressão, a solução imediata foi recorrer ao kit de reparo com líquido selante, que substitui o estepe nos veículos da BYD. Conforme indicado nas instruções, o condutor injetou o produto e dirigiu alguns quilômetros. Entretanto, o dano não era apenas um furo simples, mas um corte profundo, o que tornou o reparo ineficaz.

De acordo com o relato, o pneu continuava esvaziando mesmo após a aplicação do selante. “Não deu para rodar nem 10 km. O líquido não segurou, porque o que eu tinha não era um furo, era um rasgo”, explicou o motorista.

Contato com a assistência da BYD e remoção do carro

Sem estepe no porta-malas, a única saída foi acionar a assistência 24 horas da BYD, disponível pelo telefone 0800 723 1314. O veículo precisou ser removido até a concessionária autorizada para a troca.

Segundo a fonte, que compartilhou a experiência no site especializado Canal VVE, a concessionária não autorizou filmagens durante o serviço, mas confirmou a necessidade de substituir não apenas o pneu rasgado, como também o outro do mesmo eixo. Essa recomendação segue a prática comum das oficinas, garantindo maior segurança e estabilidade do veículo.

O proprietário também aproveitou a ida à concessionária para realizar a revisão de 20.000 km, incluindo troca do filtro de ar, alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus.

YouTube Video

Custos elevados e comparação com preços online

O serviço, no entanto, não saiu barato. Cada pneu novo custou R$ 950 na concessionária, quase três vezes mais caro que os mesmos modelos encontrados na internet por cerca de R$ 350 a unidade.

O valor final da conta surpreendeu: R$ 2.640, incluindo a troca dos dois pneus, revisão de 20.000 km, substituição do filtro de ar (R$ 97), além de alinhamento e balanceamento (R$ 190). Para o motorista, esse custo reflete o imediatismo de precisar resolver o problema rapidamente e sem alternativas de escolha.

“É o preço de não ter estepe no carro e depender do serviço da concessionária. Se tivesse o estepe, talvez fosse possível rodar até um borracheiro e pagar bem menos”, relatou.

O rodízio dos pneus e a recomendação técnica

Durante a revisão, os mecânicos orientaram o proprietário a adotar a configuração de manter os pneus novos no eixo traseiro, transferindo os antigos para a dianteira. Essa prática, segundo eles, garante maior estabilidade em curvas e frenagens, principalmente quando a troca envolve apenas dois pneus.

Essa recomendação segue diretrizes de segurança adotadas por várias montadoras, reforçando a importância de realizar revisões em concessionárias autorizadas, mesmo que os custos sejam mais elevados.

Reflexões sobre o BYD Dolphin Mini e conclusão

YouTube Video

A experiência evidencia uma fragilidade do BYD Dolphin Mini (e também do modelo tradicional): a falta do estepe de fábrica. Embora o kit de reparo seja útil em pequenos furos, ele se mostra ineficaz em rasgos laterais, que são comuns em ruas esburacadas no Brasil.

O proprietário reforçou que não se trata de propaganda, já que arcou com todos os custos do serviço, mas destacou a importância de os motoristas conhecerem os limites do kit fornecido pela marca.

A informação foi divulgada pelo Canal VVE, especializado em veículos elétricos e híbridos, que reforça: ao optar pelo Dolphin Mini, é essencial considerar tanto os benefícios do carro elétrico quanto os possíveis imprevistos que podem impactar o bolso.

Será que a ausência de estepe no BYD Dolphin Mini pode se tornar um problema de segurança para motoristas brasileiros?

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Elias
Elias
20/09/2025 15:23

Conheço vários colegas que preferiram comprar um pneu reserva e colocar como step. Assim, resolveu este problema.

Tiago
Tiago
19/09/2025 07:11

Olha… aconteceu o mesmo comigo de rasgar o pneu. E no fim gastei somente 150 da mão de obra do borracheiro. Bastou acionar o seguro, ser guinchado até a borracharia mais próxima, o borracheiro colocou um pneu reserva, no dia seguinte fui pegar meu pneu e pronto. 150 com a revisão dos 4 ainda.

Rodrigo
Rodrigo
19/09/2025 00:25

Não achei caro. Ainda mais para quem comprou um elétrico de mais de 100mil.

Felipe Alves da Silva

Sou Felipe Alves, com experiência na produção de conteúdo sobre segurança nacional, geopolítica, tecnologia e temas estratégicos que impactam diretamente o cenário contemporâneo. Ao longo da minha trajetória, busco oferecer análises claras, confiáveis e atualizadas, voltadas a especialistas, entusiastas e profissionais da área de segurança e geopolítica. Meu compromisso é contribuir para uma compreensão acessível e qualificada dos desafios e transformações no campo estratégico global. Sugestões de pauta, dúvidas ou contato institucional: fa06279@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x