1. Início
  2. Automotivo
  3. Brasil tem matéria-prima e mercado para produzir baterias de carros elétricos, mas ainda depende de investimentos, escala industrial e políticas públicas para deixar de importar componentes críticos
Faça um comentário 7 min de leitura

Brasil tem matéria-prima e mercado para produzir baterias de carros elétricos, mas ainda depende de investimentos, escala industrial e políticas públicas para deixar de importar componentes críticos

Imagem de perfil do autor Felipe Alves da Silva
Escrito por Felipe Alves da Silva Publicado em 30/09/2026 às 21:58 Atualizado em 30/09/2026 às 22:10
Google News
Produção de baterias de carros elétricos no Brasil em linha industrial automatizada.
Brasil possui matéria-prima e capacidade para ampliar a produção de baterias, mas fabricação nacional de células ainda depende de escala e investimentos.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

País reúne reservas de lítio, empresas capazes de montar sistemas de armazenamento e um mercado de eletrificados em expansão, mas a produção das células — o coração da bateria — continua sendo o elo mais difícil de nacionalizar

O Brasil tem condições técnicas e minerais para produzir baterias de carros elétricos, mas ainda precisa resolver uma equação industrial que envolve escala, investimentos, processamento de matérias-primas e demanda suficientemente previsível para justificar novas fábricas.

Segundo reportagem da Autoesporte, que reuniu especialistas e representantes da indústria durante o Summit Futuro da Mobilidade 2026, o diagnóstico é que a falta de lítio não é o principal obstáculo para o Brasil produzir baterias completas. O desafio está nas etapas industriais que vêm depois da extração do mineral, sobretudo na produção das células utilizadas nos veículos elétricos.

Embora empresas instaladas no Brasil já tenham capacidade para desenvolver e montar módulos e packs de baterias, as células utilizadas nesses sistemas ainda dependem fortemente de fornecedores estrangeiros.

É justamente nessa etapa que a indústria brasileira encontra seu maior desafio.

Brasil já consegue montar baterias, mas ainda importa o componente mais importante

Uma bateria automotiva não é simplesmente uma grande peça única instalada sob o assoalho de um carro elétrico.

O sistema é formado por células agrupadas em módulos, que posteriormente são integrados ao chamado pack. Nesse conjunto também entram estruturas de proteção, sensores, sistemas eletrônicos de gerenciamento e soluções para controle térmico.

É justamente aí que aparece a diferença entre montar uma bateria no Brasil e produzir uma bateria integralmente no Brasil.

De acordo com a Autoesporte, a WEG já atua na montagem de packs no país. Durante o Summit Futuro da Mobilidade, o diretor de engenharia de eMobility e baterias da companhia, Valter Luiz Knihs, explicou que a montagem dos módulos vem avançando, mas as células empregadas dentro deles ainda são importadas.

Segundo o executivo, a fabricação mundial dessas células ficou fortemente concentrada na China, enquanto diferentes projetos em outras regiões encontraram dificuldades para atingir escala e competitividade.

A indústria brasileira, portanto, já entrou em uma parte da cadeia. O desafio seguinte é nacionalizar justamente algumas das etapas de maior complexidade industrial.

O lítio não é o problema: o desafio começa depois que o minério sai do solo

Brasil tem lítio e mercado para fabricar baterias de carros elétricos, mas células, escala industrial e investimentos ainda são gargalos.
Brasil tem lítio e mercado para fabricar baterias de carros elétricos, mas células, escala industrial e investimentos ainda são gargalos. Foto: Divulgação/BMW

O Brasil possui uma vantagem importante nessa corrida: matéria-prima.

O lítio é um dos elementos fundamentais utilizados nas atuais baterias de íons de lítio, e o país possui recursos capazes de sustentar uma eventual expansão da cadeia industrial.

Conforme relatado pela Autoesporte, Vinícius Alvarenga, CEO da Companhia Brasileira de Lítio (CBL), afirmou que a disponibilidade da matéria-prima não representa atualmente uma limitação para a instalação de uma cadeia brasileira de baterias.

A questão mais complexa é transformar aquilo que sai da mina em materiais com as características químicas e industriais exigidas na fabricação das células.

Esse detalhe muda completamente a discussão.

Extrair lítio e fabricar uma célula automotiva são atividades separadas por uma extensa cadeia industrial.

Entre uma ponta e outra existem processos de beneficiamento, purificação, transformação química, fabricação de materiais ativos e produção dos diferentes componentes utilizados dentro das células.

Ter o minério dentro do território nacional elimina apenas uma parte do problema. Não cria automaticamente uma indústria de baterias.

A China tornou o investimento mais difícil para quem tenta começar agora

Existe também um componente econômico que ajuda a explicar por que fábricas de células ainda não surgiram em grande escala no Brasil.

A China construiu uma gigantesca cadeia industrial de veículos elétricos e baterias, reunindo fornecedores, refinadores, fabricantes de células e montadoras dentro de um ecossistema capaz de operar com volumes muito elevados.

Para uma empresa que avalia construir uma fábrica no Brasil, não basta demonstrar que é tecnicamente possível produzir o componente.

Ela precisa conseguir fabricá-lo a preço competitivo durante muitos anos.

A reportagem da Autoesporte destaca justamente esse risco. Segundo os representantes do setor ouvidos no evento, a enorme escala chinesa reduz a disposição do capital privado para financiar projetos semelhantes em mercados que ainda estão estruturando suas cadeias produtivas.

É por isso que os executivos defendem políticas públicas capazes de reduzir o risco inicial desses investimentos e criar maior previsibilidade para fabricantes e fornecedores.

Mercado brasileiro cresce, mas a indústria precisa de escala

O avanço das vendas de automóveis eletrificados cria uma oportunidade importante para o país.

Quanto maior a produção local de modelos híbridos e elétricos, maior tende a ser a demanda potencial por motores elétricos, sistemas eletrônicos, módulos e baterias.

Mas existe uma diferença decisiva entre vender carros eletrificados e possuir uma cadeia nacional de componentes.

Um automóvel vendido no Brasil pode chegar completamente importado, ser parcialmente montado localmente ou até sair de uma fábrica brasileira utilizando uma bateria formada por células produzidas no exterior.

Para justificar uma fábrica de células, investidores precisam enxergar volumes elevados e perspectiva de utilização da capacidade produtiva durante muitos anos.

Esse é um dos principais pontos levantados na discussão conduzida pelo setor: a indústria precisa ter escala antes de assumir investimentos de grande porte.

Uma cadeia de fornecedores não nasce junto com a primeira fábrica

Outro ponto destacado pelos especialistas ouvidos pela Autoesporte é o tempo necessário para construir essa estrutura.

A formação de uma cadeia fornecedora completa exige desenvolvimento de empresas, qualificação profissional, tecnologia, equipamentos industriais e integração entre mineradoras, fabricantes de materiais, produtores de células e montadoras.

Ricardo Bastos, presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), defendeu durante o debate investimentos em capacitação e parcerias, inclusive com empresas estrangeiras quando necessário.

Essa combinação pode acelerar a transferência de conhecimento e reduzir o tempo necessário para implantar processos industriais complexos no país.

O Brasil não precisa necessariamente desenvolver sozinho cada equipamento ou processo químico utilizado em uma bateria.

O desafio estratégico é fazer com que uma parcela cada vez maior desse valor seja criada dentro do território nacional.

O caminho pode começar pela importação e terminar na nacionalização

José Eduardo Luzzi, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (Abipeças), apontou durante o evento um caminho já conhecido pela indústria automotiva brasileira.

Uma nova tecnologia pode inicialmente chegar por importação. Depois surgem operações com diferentes graus de montagem local até que fornecedores instalados no país passem a participar de uma parcela maior da produção.

É uma transição que o setor automobilístico brasileiro conhece há décadas.

A diferença, no caso dos carros elétricos, é que a bateria responde por uma parte importante da tecnologia e do valor agregado do veículo.

Continuar apenas montando sistemas com células importadas significa manter no exterior justamente uma das etapas mais estratégicas da nova geração de automóveis.

Ao mesmo tempo, tentar nacionalizar toda a cadeia imediatamente exigiria investimentos elevados e colocaria novos fabricantes brasileiros diante de concorrentes asiáticos que já produzem em enorme escala.

O processo tende, portanto, a ser gradual.

O que realmente falta para o Brasil fabricar suas próprias baterias

O cenário apresentado pela indústria mostra que não existe um único obstáculo.

O Brasil possui matéria-prima, conhecimento técnico, empresas atuando na montagem de sistemas de baterias e um mercado crescente de veículos eletrificados.

O que ainda falta é conectar essas peças.

O país precisa ampliar a transformação industrial dos minerais, desenvolver fornecedores, atrair fabricantes de células, criar escala, garantir demanda previsível e estabelecer políticas capazes de tornar os projetos competitivos durante os primeiros anos de operação.

É justamente nesse ponto que será definido o grau de profundidade da eletrificação brasileira.

O Brasil pode se consolidar apenas como grande consumidor e montador de veículos eletrificados, mantendo componentes estratégicos vindos do exterior.

Ou pode aproveitar seus recursos minerais, sua indústria automobilística e o crescimento da demanda para construir uma cadeia que comece na matéria-prima e termine em uma bateria instalada em um automóvel produzido no país.

A matéria-prima já existe.

O desafio agora é transformá-la em capacidade industrial.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Felipe Alves da Silva

Sou Felipe Alves, com experiência na produção de conteúdo sobre segurança nacional, geopolítica, tecnologia e temas estratégicos que impactam diretamente o cenário contemporâneo. Ao longo da minha trajetória, busco oferecer análises claras, confiáveis e atualizadas, voltadas a especialistas, entusiastas e profissionais da área de segurança e geopolítica. Meu compromisso é contribuir para uma compreensão acessível e qualificada dos desafios e transformações no campo estratégico global. Sugestões de pauta, dúvidas ou contato institucional: fa06279@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x