Decreto regulamenta a BR do Mar após mais de 4 anos de espera. Setor marítimo projeta economia bilionária e aumento na competitividade.
A BR do Mar, projeto criado para impulsionar a cabotagem no Brasil, acaba de ganhar força real: o governo assinou o decreto que regulamenta sua aplicação.
A medida, aguardada desde 2021, pretende modernizar o transporte marítimo, reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade da indústria nacional, com impacto direto na economia e no meio ambiente.
O decreto foi assinado com aval de ministérios estratégicos, como Portos e Planejamento.
A expectativa agora é que os efeitos práticos comecem a ser sentidos já no segundo semestre de 2025.
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Cabotagem em alta: do papel ao porto
Com a assinatura do decreto, a BR do Mar sai oficialmente do papel. A promessa é aumentar em 40% o uso da cabotagem até 2026, facilitando a navegação entre portos nacionais com menos burocracia e mais eficiência.
A regulamentação é vista como um divisor de águas no setor, que já movimenta mais de R$ 80 bilhões ao ano.
O texto regulamenta desde regras de afretamento até critérios técnicos para navegação. Isso dá mais previsibilidade aos empresários e operadores portuários que antes atuavam sob incertezas.
Impacto bilionário no transporte
Estudos do governo apontam que a iniciativa pode economizar até R$ 18 bilhões em custos logísticos por ano. O transporte por navios consome menos combustível, tem menor emissão de CO₂ e reduz o tráfego rodoviário.
A cabotagem pode se tornar a opção mais estratégica para longas distâncias em um país de dimensões continentais como o Brasil.
Além disso, estudos de impacto apontam ganhos em competitividade para setores como agronegócio e construção civil.
O resultado esperado é um escoamento mais barato e menos dependente de rodovias deterioradas.
Mais navios, mais empregos
Com o novo marco, armadores poderão usar embarcações estrangeiras com menos barreiras legais, gerando empregos diretos e indiretos no setor naval.
Além disso, a iniciativa poderá estimular a construção naval nacional, criando um novo ciclo de investimento industrial e ampliando o alcance de portos de menor porte no país.
A expectativa é de até 40 mil novos postos ao longo da cadeia produtiva, da indústria de peças ao setor de manutenção. O governo também pretende criar incentivos para o uso de biocombustíveis marítimos.
Destravar para desenvolver
Desde sua criação em 2020, a BR do Mar enfrentava obstáculos regulatórios. O decreto assinado em julho de 2025 corrige lacunas e viabiliza operações integradas entre portos e ferrovias, tornando o Brasil mais competitivo no comércio global.
Uma mudança estrutural aguardada por exportadores, operadores e consumidores.
Com o destravamento, estados como Maranhão, Pernambuco e Santa Catarina devem se tornar novos hubs de distribuição. A descentralização portuária é um dos pilares do novo plano.
O Brasil na rota azul
Com a nova fase, o país se junta a nações como China e EUA que investem pesado em transporte marítimo doméstico.
A BR do Mar agora pode finalmente cumprir sua promessa de ser a “rodovia azul” do futuro — mais econômica, sustentável e estratégica para um Brasil que busca navegar em águas mais modernas.
O mercado já reage: empresas de logística anunciaram novos contratos e projetos. O setor de seguros e comércio exterior também estima avanços na previsibilidade e cobertura das rotas costeiras.