1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Brasil entra no top 20 do ranking mundial de energia solar fotovoltaica
Tempo de leitura 2 min de leitura

Brasil entra no top 20 do ranking mundial de energia solar fotovoltaica

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 13/07/2020 às 17:17
Brasil entra no top 20 do ranking mundial de energia solar fotovoltaica
Brasil entra no top 20 do ranking mundial de energia solar fotovoltaica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Segundo agência internacional, o Brasil assumiu o 16° lugar depois de fechar 2019 com R$ 24,1 bilhões em investimentos privados

O Brasil entrou para o seleto grupo mundial do top 20 em relação a energia solar fotovoltaica. Segundo divulgado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil é o 16° país em capacidade instalada em operação do mundo. Macaé será o principal beneficiário da transferência de 10 contratos da Petrobras à Trident

Leia também

O feito foi comemorado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). O levantamento leva em conta a soma das grandes usinas centralizadas e dos pequenos sistemas distribuídos em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e no setor público.

Entre o final de 2018 e o final de 2019, o Brasil avançou 5 posições e chegou a atingir um total acumulado de 4.533 MW.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Somente em 2019 foram instalados 2.120 megawatts (MW), impulsionados pelo avanço da geração distribuída, que instalou 1.470 MW, e seguidos de 650 MW de geração centralizada.

Investimentos no setor de energia solar

A ABSOLAR contabilizou no ano de 2019 R$ 10,7 bilhões de investimentos privados acumulados de energia solar fotovoltaica.

O setor também orgulhou se de ter criado mais de 134 mil empregos acumulados desde 2012, sendo mais de 63 mil empregos só no ano de 2019.

A China, seguida do Japão, Estados Unidos e Alemanha são os líderes do ranking segundo a entidade mundial.

Para se ter uma ideia do feito brasileiro, em 2017, o País estava na 27° posição. Já em 2018, saltou para 21° e agora alcançou o 16° lugar.

Se levarmos em conta as outras principais fontes renováveis (hídrica, eólica e biomassa), o Brasil Já se encontra entre os 10 primeiros do mundo.

Segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, o Brasil deve comemorar o feito e lembra que somente na energia solar o País ainda não atingiu o TOP 10 no mundo, mas que o país tem totais condições de chegar lá e reforça o oceano de oportunidades para quem quer trabalhar e empreender neste mercado.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos