Setor portuário brasileiro deve receber aporte recorde de R$ 25 bilhões em investimentos internacionais, revela Ministro.
O setor portuário brasileiro se prepara para um novo ciclo de crescimento com a previsão de R$ 25 bilhões em investimentos estrangeiros até 2026. Durante a participação no programa Bom Dia, Ministro, na última terça-feira, 27, a informação foi confirmada pelo ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O volume expressivo de recursos deve fortalecer a infraestrutura logística do país e impulsionar a competitividade do comércio exterior.
Diversos países interessados no setor portuário brasileiro
Segundo o ministro, o aporte financeiro virá de diversas partes do mundo.
-
Indústria naval volta a crescer no RS com 1,5 mil empregos diretos e reativação do Estaleiro Rio Grande
-
BNDES aprova financiamento para embarcações sustentáveis da Hermasa com recursos do Fundo da Marinha Mercante
-
Modernização da APS no Porto de Santos: investimento de R$ 3 milhões reforça segurança e tecnologia
-
Royal Navy comissiona HMS Stirling Castle para reforçar operações de caça a minas no Reino Unido
“A gente prevê grandes investimentos no setor portuário. A nossa expectativa é que só os estrangeiros invistam no Brasil mais de R$ 25 bilhões nos próximos dois anos”, declarou Costa Filho.
Ele ainda detalhou que os investimentos devem partir de empresas da Suíça, Noruega, Portugal, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e países asiáticos.
Entre os destaques, está a possível participação da CCCC, uma das maiores construtoras do mundo, de origem chinesa.
A empresa demonstrou interesse em integrar o projeto de concessão do túnel de Santos, empreendimento estimado em quase R$ 6 bilhões.
Túnel de Santos é uma obra importante para o desenvolvimento logístico
O túnel de Santos, apontado pelo ministro como a “maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”, será essencial para ampliar a capacidade logística nacional. Com 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, ele será o primeiro túnel submerso da América Latina.
Além de seu papel inovador na engenharia, o projeto é estratégico para a economia.
“Essa obra vai ajudar na mobilidade urbana e fortalecer o maior porto da América Latina, que é o Porto de Santos”, reforçou o ministro.
Comparativo de investimentos e metas do governo federal
Silvio Costa Filho ainda criticou os investimentos realizados na gestão anterior.
“Em quatro anos da gestão anterior foram investidos o equivalente a R$ 400 milhões, e o atual governo quer investir algo em torno de R$ 10 bilhões”, afirmou.
Essa disparidade evidencia a ambição do governo federal em retomar o protagonismo do Brasil no setor logístico, com investimentos sólidos no setor portuário como parte central da estratégia de crescimento sustentável e ampliação da infraestrutura nacional.
Com os recursos previstos, o setor portuário deve se modernizar e expandir sua capacidade operacional, garantindo maior agilidade e eficiência no escoamento da produção.
A expectativa é que a nova rodada de investimentos coloque o Brasil em posição de destaque na logística internacional, com impactos positivos na balança comercial e geração de empregos.
O cenário aponta para uma nova era de modernização no setor portuário, em que investimentos estrangeiros estratégicos contribuirão diretamente para o desenvolvimento econômico nacional e para o fortalecimento das cadeias produtivas.