1. Início
  2. / Economia
  3. / Brasil assina acordo no programa espacial Artemis, da NASA, para exploração do espaço
Tempo de leitura 3 min de leitura

Brasil assina acordo no programa espacial Artemis, da NASA, para exploração do espaço

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/06/2021 às 11:54
programa espacial - espaço - Ártemis
Brasil assina acordo com os EUA para exploração espacial Créditos: br.usembassy.gov

Mostrando seu compromisso em garantir a exploração do espaço de forma sustentável, o Brasil é o último país a assinar os Acordo Artemis, da NASA, e também o único da América Latina.

O Brasil é o último dos 11 países a assinar o Programa Espacial Artemis, da NASA, que promove a exploração do espaço. O país é o único da América Latina que assinou o acordo até o momento. Veja ainda: General Motors vai construir um novo veículo lunar para a NASA usar durante suas próximas missões Artemis à Lua.

Leia também

Entenda para que serve a assinatura do Programa espacial da NASA, Artemis

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, assinou o acordo durante cerimônia que ocorreu no dia 15 de junho, em Brasília. Estiveram presentes, também, o presidente Jair Bolsonaro, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e outras autoridades. O Brasil é o 12° país a assinar o documento para a exploração do espaço.

O país se junta à países que já assinaram o programa espacial, como a Austrália, Canadá, Japão, República da Coréia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Ucrânia.

Outros países também pretendem aderir ao programa de exploração do espaço nos próximos meses ou anos, de acordo com a progressão dos trabalhos da NASA com seus parceiros internacionais, o que irá adicionar novas energias e recursos renováveis para garantir que todo o mundo possa se beneficiar do programa de exploração.

Pronunciamento das autoridades

De acordo com Pontes, a assinatura do Programa espacial Artemis é um ato histórico para o Brasil. Junto com outros países, o gigante da América do Sul terá a oportunidade explorar o espaço, a lua, e iniciar diversas outras possibilidades de cooperação internacional.

Ele afirma que o Brasil está promovendo um enorme esforço nacional, com o envolvimento da indústria espacial brasileira e do Governo. “Como ministro e também astronauta, é uma honra da minha parte assinar os Acordos Artemis para a exploração do espaço”.

De acordo com Bill Nelson, a NASA está ansiosa, desde dezembro do ano passado, quando pontes e Jim Bridenstine, ex-administrador da NASA, assinaram uma declaração das intenções em relação a uma possível cooperação no Programa Espacial Artemis.

Conheça os Acordos Artemis

Com o objetivo não só de estimular a exploração do espaço, o Artemis também visa melhorar as relações pacíficas das nações. Sendo assim, no cerne dos Acordo,s está a exigência de que todas as operações sejam feitas para fins pacíficos.

O Programa Espacial também fará com que a NASA leve a primeira mulher e o próximo homem à Lua em 2024, anunciando um novo passo para a utilização e exploração do espaço. Enquanto a NASA está liderando o programa, as parcerias internacionais irão desempenhar um papel de suma importância para alcançar uma presença sustentável.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos