1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Bolsonaro marca presença na maior planta de biogás do mundo da Raízen, o evento teve inicio ás 9h00
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura

Bolsonaro marca presença na maior planta de biogás do mundo da Raízen, o evento teve inicio ás 9h00

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/10/2020 às 09:04
Bolsonaro - Biogás - Raízen
O presidente Jair Bolsonaro inaugura uma fábrica de biogás da empresa Raízen

Presidente Jair Messias Bolsonaro visita hoje (16) a maior planta do mundo de biogás da Raízen localizada em SP para oficializar a inauguração  

Jair Bolsonaro viajou na manhã de hoje (16) para Guariba (SP) com a intenção de inaugurar a maior planta de biogás do mundo de uma das usinas da Raízen. A Raízen iniciou as atividades da planta de biogás, em caráter experimental, em Abril deste ano.

Leia também

A maior planta de biogás do mundo feita pela Raízen

O local de escolha da planta de biogás da Raízen também foi escolhido por estar próximo aos grandes centros industriais do estado, gerando energia próxima aos consumidores do local e auxiliando na eficiência do grid.

A planta de biogás que vai ser inaugurada hoje e terá a presença de Bolsonaro é a primeira do país a gerar energia limpa produzida por subprodutos e insumos da cana-de-açúcar, como torta de filtro e vinhaça, antes considerados resíduos após o processo de produção de açúcar e etanol.

Biogás

Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez. Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico.

O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.

Presidente Bolsonaro deve discursar para participantes

Por fim, vale ressaltar que o atual projeto da planta de biogás da Raízen teve o seu inicio em 2018 e possui uma imensa capacidade de abastecer ate 200 mil residências, a meta da Raízen é produzir cerca de 138 mil MWh por ano.

Logo após a apresentação da planta de biogás, o presidente Bolsonaro deverá discursar e em seguida seguirá o seu rumo para Porto Real no Rio de Janeiro, a seguir no dia 17 participará da entrega da replica de uma espada de Duque de Caxias, um dos maiores patronos do Exército Brasileiro.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos