1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / BMW aposta em veículos a hidrogênio, mas Volkswagen e Tesla, do bilionário Elon Musk, discordam: “forma incrivelmente burra”, diz Musk
Tempo de leitura 3 min de leitura

BMW aposta em veículos a hidrogênio, mas Volkswagen e Tesla, do bilionário Elon Musk, discordam: “forma incrivelmente burra”, diz Musk

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 10/06/2021 às 19:21
tesla volkswagen bmw elon musk
Lançamento do quarto posto de abastecimento de hidrogênio da BMW Group: Foto BMW Group

BMW ainda vai contra a maré e aposta no uso do hidrogênio, porém, a Volkswagen e Tesla, do bilionário Elon Musk, descartaram completamente a possibilidade

A empresa BMW busca acelerar a sua mudança para conseguir uma mobilidade cada vez mais sustentável. A empresa anunciou, recentemente, que o hidrogênio será uma peça fundamental para atingir as suas matas climáticas até 2030. Porém, o pensamento da BMW está em contraste com o que pensa a Tesla e Grupo Volkswagen (VW em relação ao uso do hidrogênio na mobilidade sustentável).

Veja ainda

Ao mesmo tempo que os governos do mundo todo já buscam maneiras de pressionar as empresas a abandonar o uso de motores a combustão, os veículos elétricos se tornam a grande aposta global. Porém, o hidrogênio também é uma aposta, mesmo que esteja ainda muito distante.  

Recentemente, o grupo BMW sediou o Central German Hydrogen Summit, em evento localizado na sua sede, na Alemanha. O evento mostrou mais uma vez o forte apoio do grupo no uso do hidrogênio. 

‘’Nossa visão é descarbonizar totalmente a produção, substituindo os combustíveis fósseis por combustíveis futuros na forma de hidrogênio verde’’, destacou o Grupo BMW. A empresa também anunciou que já usa o hidrogênio na sua fábrica para movimentar tratores e máquinas

A BMW também afirmou que espera lançar, no ano que vem, um SUV com célula de combustível a hidrogênio. Essa é uma forma da empresa mostrar que a BMW está apostando no hidrogênio também em nível comercial, não somente nas suas fábricas, de baixo dos galpões da BMW. 

tesla volkswagen bmw elon musk
O segundo posto de abastecimento de hidrogênio para veículos de intralogística na fábrica do BMW Group, em Leipzig. Foto: BMW Group

Concorrentes não pensam da mesma forma  

Tanto a Volkswagen, quanto a Tesla não aposta nenhum pouco no futuro do hidrogênio como um possível substituto dos combustíveis fósseis. No mês passado, Herbert Diess, CEO da Volkswagen, criticou duramente a ideia do uso do hidrogênio. Além disso, ele destacou que a empresa está focada em produção de veículos elétricos. 

Embora sejam maravilhosamente versáteis, eles não se podem esperar que substitua os combustíveis fósseis em grande escala,” e “A decisão do Grupo Volkswagen é clara: como um fabricante de grande porte, está se concentrando em carros elétricos movidos a bateria para as massas”. 

Elon Musk, CEO da Tesla, respondeu o Tweet do CEO da Volskwagem, afirmando que concorda completamente com o colega, além de chamar essa ideia de “burra’’: “Diess está certo. O hidrogênio é uma forma incrivelmente burra de armazenamento de energia para carros. Quase não vale a pena considerá-lo para um estágio superior de foguete, que é seu uso mais atraente.” 

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos