Empresa holandesa desenvolve bicicleta elétrica que promete revolucionar o mercado. A e-bike possui capacidade para percorrer 300 km utilizando apenas 2 L de água.
O mercado de bicicletas elétricas não para de crescer e, a cada dia, veículos com características únicas surgem no mercado. Desta vez, o mercado volta seus olhos para a LAVO, uma bicicleta elétrica movida a hidrogênio desenvolvida por um renomado estúdio de design e engenharia da Holanda. A e-bike possui capacidade para percorrer 300 km com apenas 2 litros de água.
Conheça a bicicleta elétrica movida a água
O escritório de design holandês, Studio Mom, desenvolveu a e-bike LAVO, um conceito modular compacto de transporte movido a hidrogênio. Encomendado pelo Providence Asset Group e em parceria com a Universidade de New South Wales Sydney, Hyperkid e Elian Steering, o design da bicicleta incorpora a tecnologia de armazenamento de hidrogênio desenvolvida na Austrália, o Sistema LAVO.
O Studio Mom vem trabalhando em bicicletas elétricas e outros meios de transporte sustentáveis para diversas marcas, incluindo a Cortina e a Gazelle. A empresa agora desenvolveu a e-bike LAVO para o Providence Asset Group, uma empresa de investimentos, gerenciando e financiando diversos ativos em geração, armazenamento e tecnologia de energia limpa.
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
- RAM contra-ataca e surge com novo motor de 547 cv para destruir a rival F-150, ser absoluta no Brasil e dominar o mercado automotivo
- Tiggo 3X Pro, o SUV que conquistou os brasileiros, possui motor 1.0 turbo e 102 cv, faz em média 11,9 km/L na estrada! Esse carro bom e bonito, pode ser o ideal para você
Segundo o Studio Mom, a tecnologia de hidrogênio é a promessa de energia livre de emissões e possibilita transportar três vezes mais energia por unidade de peso se comparado com uma bateria de última geração. Uma autonomia, velocidade ou carga maior é, desta forma, fácil de alcançar. O transporte em pequena escala em combinação com o hidrogênio está finalmente solucionando o problema do raio de ação curto. Como resultado, a bicicleta elétrica de carga pode vir cada vez mais como uma alternativa aos carros para transportar cargas em distâncias maiores.
Bicicleta elétrica conta com o primeiro e único sistema de armazenamento de energia
A bicicleta LAVO foi desenvolvida como uma caixa de ferramentas para mobilidade livre de emissões. Ela é adaptável a diferentes aplicativos para uso em pequenas empresas, de bicicleta urbana à bicicleta de carga.
O exclusivo cubo dianteiro de direção Elian garante ótimo desempenho, rigidez e conforto de direção. Vale destacar que a bicicleta elétrica possui o primeiro e único sistema de armazenamento de energia de hidrogênio pronto para uso no mundo, desenvolvido para uso diário em empresas e residências, chamado de Sistema LAVO.
Desenvolvida por cientistas líderes da University of New South Wales, a tecnologia da Lavo visa fornecer uma solução mais completa, versátil e sustentável do que outras soluções de armazenamento de energia presente no mercado atual.
Outras iniciativas de veículos movidos a água
Além desta e-bike que roda 300 km com apenas dois litros de água, a NanoFlowcell alcançou um novo marco com sua tecnologia, completando 350 mil km percorridos com o carro Quantino 48 Volt, que é movido à água salgada.
Desta forma, o inventor Nunzio La Vecchia agora espera que sua tecnologia, que essencialmente consiste no uso de um tipo de água salgada para acumular energia elétrica, comece a ser notada pela indústria automotiva como uma forma mais viável, barata e eficiente que as outras, como baterias de íons de lítio ou as células de combustível a hidrogênio, que também não geram nenhum tipo de emissão de poluentes ou ruídos.
O carro movido à água salgada serve como demonstração tecnológica de como a tecnologia pode ser adaptada a um veículo voltado para áreas urbanas e de baixo custo, que foi escolhido para a realização de várias baterias de testes. Desde 2019, o protótipo do carro movido à água desenvolvido na Suíça já ultrapassou os 250 mil km rodados em estrada aberta, onde cerca de 100 mil deles foram feitos para testes de laboratório.