Menu
Início China testa tecnologia inédita de armazenamento de energia utilizando a maior bateria de fluxo do mundo

China testa tecnologia inédita de armazenamento de energia utilizando a maior bateria de fluxo do mundo

11 de outubro de 2022 às 23:24
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
China - nova tecnologia - energia renoavvel - bateria de fluxo - armazenamento de energia
Foto: Inovação Tecnológica/Reprodução

A China acaba de instalar em sua rede elétrica uma bateria de fluxo com a maior capacidade de armazenamento de energia do mundo. A tecnologia conta com capacidade de 100 MW.

Na última semana, a China conectou em sua rede elétrica a bateria de fluxo com a maior potência e capacidade de armazenamento de energia do mundo já produzida. A bateria de fluxo, chamada de Dalian, conta com uma capacidade de 100 MW, que será utilizada para amortecer os picos e vales da geração de energia renovável, disponibilizando energia em um nível constante mesmo quando o vento não estiver acionando as turbinas eólicas, ou à noite quando os painéis solares geram energia.

Projeto de armazenamento de energia da China poderá chegar a 800 MWh

Há dois anos a empresa responsável demonstrou alguns detalhes da planta – Reprodução/YouTube

O projeto da bateria de fluxo foi desenvolvido pelo grupo do professor do Instituto de Físico-química Dalian Xianfeng Li, da Academia Chinesa de Ciências e o sistema foi criado e integrado pela Rongke Power Co.

Artigos recomendados

A etapa que foi inaugurada agora pelos cientistas é a apenas a primeira, para demonstração do armazenamento de energia química em grande escala. O projeto completo deve chegar aos 200 Megawatts ou 800 megawatt-hora de eletricidade.

Nesta primeira etapa a capacidade da bateria é de 100 MW/ 400 MWh. Com base no consumo médio diário de eletricidade da China, de 2 kWh per capita, a bateria de fluxo poderá suprir as necessidades de energia de 200 mil habitantes por dia, reduzindo assim a pressão sobre o fornecimento de energia durante os períodos de pico e melhorando a confiabilidade do fornecimento de energia.

A tecnologia de armazenamento de energia pode contribuir com que os sistemas de energia atendam demandas de pico, e também é particularmente essencial para facilitar o uso de energia sustentável.

Bateria de fluxo utiliza vanádio para o armazenamento de energia

A instalação Dalian na China utiliza a tecnologia de armazenamento de energia de bateria de fluxo de vanádio. Como a eletricidade é armazenada quimicamente em tanques, expandir a capacidade de armazenamento de longo prazo é meramente uma questão de adicionar mais tanques, desta forma, essa tecnologia também é chamada de bateria de encher.

A bateria de fluxo atua por meio de um processo reversível chamado de intercalação, onde os íons de zinco carregados são positivamente oxidados no eletrodo negativo de zinco metálico, viajam por meio do eletrólito e se inserem entre as camadas de óxido de vanádio. Isso gera um fluxo de elétrons no circuito externo desenvolvendo uma corrente elétrica.

Durante o carregamento, ocorre o processo inverso. Esta é uma tecnologia muito conhecida e relativamente simples, entretanto não é considerada a mais correta para o meio ambiente devido aos seus compostos quimicamente agressivos.

Aneel aprova primeiro projeto de armazenamento de energia no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no último ano o primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias de lítio em larga escala no sistema de transmissão brasileiro.

A iniciativa tem como líder a Isa Cteep, que investirá cerca de R$ 146 milhões em um sistema de armazenamento de energia de 30 MW de potência que será instalado na subestação Registro (SP), que tem como objetivo abastecer o Litoral Sul Paulista.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar