1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Austríaca Porsche foca na produção de gasolina sem petróleo e vai fabricar 550 milhões de litros até 2027
Tempo de leitura 3 min de leitura

Austríaca Porsche foca na produção de gasolina sem petróleo e vai fabricar 550 milhões de litros até 2027

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/12/2022 às 15:08
Porsche, gasolina, petróleo
Foto: Reprodução br.pinterest.com

A nova gasolina sem petróleo produzida no Chile foi criada com água e dióxido de carbono e emite quase 0% dos poluentes liberados na atmosfera pelos combustíveis tradicionais

A multinacional Porsche, juntamente com a chilena Highly Innovative Fuels (HIF Global), firmaram um acordo onde a empresa de automóveis irá produzir, até o ano de 2027, mais de 550 milhões de litros de gasolina livre de petróleo (e-fuels) feita a partir de água e dióxido de carbono, que garante uma emissão quase nula de poluentes quando abastecida nos veículos.

Além da Porsche, outras empresas como a Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil também firmaram acordo com a empresa do Chile para a produção da gasolina sustentável.

Para firmar o acordo, a gasolina livre de petróleo desenvolvida no Chile foi testada em um dos veículos da Porsche, o Porsche 911, que foi abastecido com o combustível a fim de demonstrar a sua capacidade em motores movidos a combustão de carros comuns.

CONHEÇA A PORSCHE 911

Reprodução: YouTube

Produção da gasolina pela Porsche

No início da produção da gasolina sem petróleo, a Porsche prevê o desenvolvimento de cerca de 130 mil litros do combustível por ano. A princípio, a gasolina ecológica vai ser utilizada em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.

Depois do início da produção, a Porsche planeja produzir até 55 milhões de litros da gasolina sem petróleo anualmente, até o ano de 2025, alcançando, após 2 anos, a marca de 550 milhões de litros.

De acordo com Bárbara Frenkel, que faz parte do Conselho Executivo da Porsche: “A Porsche está comprometida com um caminho duplo: e-mobilidade e e-fuels como uma tecnologia complementar, usando esses combustíveis para reduzir as emissões de CO2. Ao olharmos para o setor automotivo, a produção industrial de combustíveis sintéticos sem petróleo deve ser incentivada. Por meio da nova fábrica no Chile, a Porsche está desempenhando um papel de liderança nesse desenvolvimento”.

Inovação no setor automotivo

A nova gasolina sem petróleo desenvolvida no Chile pode ser considerada um marco na história do setor automotivo, já que ela pode contribuir ainda com a comercialização dos veículos tradicionais, sem danificar o meio ambiente, já que uma tendência cada vez mais presente são os carros elétricos (que prometem banir os carros comuns até 2035).

Se o sucesso na produção da nova gasolina pela Porsche for concretizada, o combustível poderá ser comercializado por um valor acessível e o cliente poderá abastecer seu carro com a certeza de que as emissões da gasolina são, de fato, praticamente nulas.

Além disso, se a gasolina for bem sucedida ela pode gerar uma visão diferente aos clientes dos carros elétricos.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos