A nova gasolina sem petróleo produzida no Chile foi criada com água e dióxido de carbono e emite quase 0% dos poluentes liberados na atmosfera pelos combustíveis tradicionais
A multinacional Porsche, juntamente com a chilena Highly Innovative Fuels (HIF Global), firmaram um acordo onde a empresa de automóveis irá produzir, até o ano de 2027, mais de 550 milhões de litros de gasolina livre de petróleo (e-fuels) feita a partir de água e dióxido de carbono, que garante uma emissão quase nula de poluentes quando abastecida nos veículos.
Além da Porsche, outras empresas como a Enel Green Power, ENAP, Siemens Energy, Gasco e ExxonMobil também firmaram acordo com a empresa do Chile para a produção da gasolina sustentável.
Para firmar o acordo, a gasolina livre de petróleo desenvolvida no Chile foi testada em um dos veículos da Porsche, o Porsche 911, que foi abastecido com o combustível a fim de demonstrar a sua capacidade em motores movidos a combustão de carros comuns.
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
- Chineses podem DESTRONAR a Ferrari ou a Lamborghini? Novo carro esportivo impressiona ao combinar IA e potência para ir de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 SEGUNDOS!
CONHEÇA A PORSCHE 911
Produção da gasolina pela Porsche
No início da produção da gasolina sem petróleo, a Porsche prevê o desenvolvimento de cerca de 130 mil litros do combustível por ano. A princípio, a gasolina ecológica vai ser utilizada em projetos como o Porsche Mobil 1 Supercup e nos Porsche Experience Centers.
Depois do início da produção, a Porsche planeja produzir até 55 milhões de litros da gasolina sem petróleo anualmente, até o ano de 2025, alcançando, após 2 anos, a marca de 550 milhões de litros.
De acordo com Bárbara Frenkel, que faz parte do Conselho Executivo da Porsche: “A Porsche está comprometida com um caminho duplo: e-mobilidade e e-fuels como uma tecnologia complementar, usando esses combustíveis para reduzir as emissões de CO2. Ao olharmos para o setor automotivo, a produção industrial de combustíveis sintéticos sem petróleo deve ser incentivada. Por meio da nova fábrica no Chile, a Porsche está desempenhando um papel de liderança nesse desenvolvimento”.
Inovação no setor automotivo
A nova gasolina sem petróleo desenvolvida no Chile pode ser considerada um marco na história do setor automotivo, já que ela pode contribuir ainda com a comercialização dos veículos tradicionais, sem danificar o meio ambiente, já que uma tendência cada vez mais presente são os carros elétricos (que prometem banir os carros comuns até 2035).
Se o sucesso na produção da nova gasolina pela Porsche for concretizada, o combustível poderá ser comercializado por um valor acessível e o cliente poderá abastecer seu carro com a certeza de que as emissões da gasolina são, de fato, praticamente nulas.
Além disso, se a gasolina for bem sucedida ela pode gerar uma visão diferente aos clientes dos carros elétricos.