Volkswagen e Bosch buscam liderança européia em custos e tecnologia na industrialização e na produção de baterias sustentáveis e de ponta
O Grupo Volkswagen e o Grupo Robert Bosch assinaram um memorando de entendimento ontem, 18 de janeiro de 2022, para explorar as possibilidades de soluções em escala industrial para fabricação de baterias na Europa. O memorando de entendimento correspondente foi assinado ontem por Thomas Schmall, membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen responsável pela Tecnologia e CEO da Volkswagen Group Components, e Rolf Najork, membro do Conselho de Administração do Robert Bosch Group e Presidente do Conselho Executivo da Bosch Rexroth.
Leia também
- Montadora Daimler desiste e vende parte da Denza, sua ‘Mercedes-Benz chinesa de carros elétricos’, para a gigante BYD e chineses ganham mais poder que os alemães
- Bosch começa a fabricar chips perfeitos para carros elétricos com tecnologia de carboneto de silício que promete recarga mais rápida e vai expandir produção dos semicondutores para centenas de milhões de unidades
- WEG integra o sistema de produção único no mundo e revolucionário para a mobilidade elétrica criado pelas líderes globais Volkswagen, Bosch, ABB e Siemens
- A multinacional alemã fabricante de veículos Volkswagen vai construir seis fábricas gigantes de baterias potentes, econômicas e sustentáveis para carros elétricos
- Honda, Volkswagen, Jeep, Chery, Kia, Mercedes, Hyundai e Jaguar lançam no Brasil carros potentes, que combinam motores a combustão e elétricos e rodam mais de 100 km por litro!
As empresas visam fornecer toda a gama de processos e componentes necessários para a fabricação em larga escala de células e sistemas de bateria. A demanda em toda a indústria é enorme: somente na Europa, várias empresas planejam construir fábricas de células com uma capacidade anual total de cerca de 700 gigawatts-hora até 2030.
Para ambos os parceiros, essa aliança é mais um passo para desempenhar papéis de liderança no mundo da mobilidade eletrônica. A parceria se baseará em áreas complementares de especialização: Enquanto a Volkswagen é uma montadora em escala e está a caminho de se tornar um grande fabricante de células de bateria, a Bosch tem excelente know-how em automação de fábrica e integração de sistemas.
- Corolla pode virar uma picape da Toyota? Corolla picape 2025 pode ser realidade para destronar S10, Hilux, Toro e outras
- Fiat Toro: de picape poderosa a bebedora de combustível? A insatisfação dos proprietários explode
- Nova lei de trânsito traz multa imperdoável, suspensão de 12 meses da CNH e vira pesadelo dos motoristas brasileiros
- Nova Ford Ranger elétrica chega ao mercado para surpreender e desbancar a Toyota Hilux: lançamento revolucionário promete mudar o jogo no mercado de picapes elétricas
Europa tem a chance única de se tornar uma potência global de bateria nos próximos anos
Thomas Schmall comentou: “A Europa tem a chance única de se tornar uma potência global de bateria nos próximos anos. Há uma demanda forte e crescente por todos os aspectos da produção de baterias, incluindo o equipamento de novas gigafábricas. Volkswagen e Bosch explorarão oportunidades para desenvolver e moldar esta nova indústria multibilionária na Europa. Nossa decisão de nos envolver ativamente na integração vertical da cadeia de valor da fabricação de baterias explorará novos pools de lucros consideráveis. Estabelecer a criação de uma cadeia de suprimentos europeia, totalmente localizada para mobilidade eletrônica fabricada na Europa, certamente marca uma oportunidade rara na história dos negócios.”
Rolf Najork afirmou: “Junto com a Volkswagen, buscamos um caminho para industrializar os processos de produção de células de bateria com equipamentos padronizados. Temos os melhores pré-requisitos para isso: a Bosch não é apenas o maior fornecedor automotivo do mundo, mas também um dos principais fornecedores de equipamentos de fábrica. Entendemos como a tecnologia de bateria funciona e sabemos como fabricá-la. Com mais de 135 anos de experiência automotiva e nossa comprovada experiência em industrialização, queremos atender à crescente demanda por baterias. A indústria europeia tem o potencial de se tornar um impulsionador tecnológico para a transformação ecológica da economia.”
Volkswagen e Bosch formaram a unidade do projeto com o objetivo de preparar o estabelecimento da nova empresa até o final de 2022.
Volkswagen também está se juntando à tendência crescente das montadoras de encontrar maneiras de diversificar as receitas
A Volkswagen também está se juntando à tendência crescente das montadoras de encontrar maneiras de diversificar as receitas, oferecendo serviços aos concorrentes. Na terça-feira, a Ford e a ADT formaram uma JV para fornecer um sistema de monitoramento de veículos que pode ser conectado a qualquer marca ou modelo de carro para ajudar a evitar roubos.
“Nossa decisão de nos envolver ativamente na integração vertical da cadeia de valor da fabricação de baterias explorará novos pools de lucros consideráveis”, acrescentou Schmall. “Definir-se a estabelecer uma cadeia de suprimentos europeia totalmente localizada para mobilidade eletrônica feita na Europa certamente marca uma oportunidade rara na história dos negócios.”
Espera-se que a fábrica planejada da Volkswagen em Salzgitter produza 40 GWh, mas se a montadora conseguir aumentar a produção e construir um total de seis fábricas, ela deve ter uma produção combinada de 240 GWh.
A concorrente Tesla está planejando construir uma fábrica de baterias em Berlim com capacidade de 50 GWh
A Tesla está planejando construir uma fábrica de baterias em Berlim com capacidade de 50 GWh ao lado de seu local de 300 hectares para construir veículos Modelo Y, mas a fábrica ainda aguarda aprovação das autoridades regionais para iniciar a produção, apesar das promessas anteriores do CEO Elon Musk de que a produção começaria em novembro ou dezembro do ano passado.
A Aliança Europeia de Baterias disse que um terço das baterias globais precisam ser produzidas na Europa até o final da década para reduzir a dependência dos dominantes do mercado sul-coreano e chinês, mas até agora as usinas de células de bateria capazes de gerar menos de 900 gigawatts-hora de capacidade na Europa devem representar apenas 16% da produção global até 2029.
Multinacional Bosch convoca Ajudantes, Operadores, Técnicos, Engenheiros, Analistas e mais candidatos, com e sem experiência, para vagas de emprego em fábricas de SP, SC e mais regiões brasileiras
Em um movimento contrário ao da Ford, a multinacional fabricante de autopeças Bosch trouxe produção dos EUA para o Brasil e continua abrindo muitas vagas de emprego de ensino médio, técnico e superior, para candidatos com e sem experiência. As oportunidades de emprego, estágio e aprendiz, são para atender fábricas de São Paulo, Santa Catarina e mais regiões brasileiras. Veja a seguir como cadastrar o seu currículo.
- CONSULTOR TÉCNICO COMERCIAL JR
- ANALISTA MARKETING JR
- DESENVOLVEDOR FULL STACK SR
- ENGENHEIRO DE PRODUTO SR
- ANALISTA DESENVOLVEDOR FULL-STACK
- ENGENHEIRO DE COMPRAS
- ESTÁGIO EM COMÉRCIO EXTERIOR
- ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE PRODUTO
- VAGA EXCLUSIVA PCD – OPERADOR MANUFATURA
- AUXILIAR LOGÍSTICA
- ANALISTA DE PROJETOS LOGÍSTICOS
- MOTORISTA
- OPERADOR DE TELEVENDAS
- AUXILIAR DE RECEBIMENTO FISCAL
- OPERADOR DE LOGÍSTICA
- LIDER TIME PRODUÇÃO
- ESTÁGIO MANUTENÇÃO – PROJETOS DE MÁQUINAS & EQUIPAMENTOS
- PLANEJADOR PRODUÇÃO PL
- CHEFE SISTEMA GESTÃO QUALIDADE
- AJUDANTE DE PRODUÇÃO
- E MUITO MAIS!
Benefícios: Bosch oferece aos funcionários assistência médica e odontológica; refeitório no local; plano de previdência privada; reembolso de medicamentos; seguro de vida; remuneração variável; cesta de natal; fretado ou VT.
Inscrição: Os interessados em conhecer todas as vagas de emprego da BOSCH devem VERIFICAR ESTE LINK. Boa sorte! Lembrando que o Click Petróleo e Gás não é responsável pelo processo seletivo. As oportunidades abertas pela Bosch podem ser preenchidas a qualquer momento.