1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Após usinas terem vazões reduzidas, Absolar afirma que energia solar é a única que pode aliviar crise hídrica no setor elétrico brasileiro
Tempo de leitura 3 min de leitura

Após usinas terem vazões reduzidas, Absolar afirma que energia solar é a única que pode aliviar crise hídrica no setor elétrico brasileiro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/06/2021 às 11:12
usinas - energia solar - absolar - crise hídrica
Painel solar no telhado da casa e moedas na mão. o conceito de economia de dinheiro e energia limpa – créditos: Segel

Absolar afirma que a solução para aliviar a crise hídrica que vem assolando usinas hidrelétricas é o avanço na geração própria de energia solar

De acordo com dados da Absolar, o avanço na geração própria de energia, através de usinas de energia solar, que será viabilizada pelo PL 5.829/2019, promete aliviar a crise hídrica e também fortalecer a segurança do suprimento elétrico do Brasil.

Leia outras notícias do ramo

Dados da Absolar apontam energia solar como solução para crise hídrica brasileira

Nos horários de pico, entre 11h e 18h, a geração própria de energia solar em telhados e usinas em pequenos terrenos tem sido uma ferramenta muito utilizada para a redução na demanda por eletricidade no País.

O risco de aumento na crise hídrica fez com que o Governo Federal acionasse todas as usinas termelétricas fósseis que estavam disponíveis no Brasil, mas, infelizmente, elas são mais caras, mais poluentes e ainda têm elevado o preço na conta de luz de vários brasileiros.

Sendo assim, o Brasil ficou mais dependente dos países vizinhos, já que passou a importar energia não apenas do Paraguai, mas também do Uruguai e Argentina, pagando mais caro pela energia que é gerada fora do país.

Palavras do CEO da Absolar destacam a importância da energia renovável

De acordo com Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, a energia solar que é gerada pelos próprios consumidores, de 5,8 GW, já representa um terço da capacidade da usina de Itaipu e fornece eletricidade barata e limpa, principalmente nos horários de maior demanda, aliviando a crise hídrica.

Segundo ele, metade da geração própria de energia solar foi instalada no ano de 2020, com investimentos que vieram diretamente dos consumidores e da sociedade, ou seja, independente do Governo.

Sendo assim, isso mostra a resiliência e agilidade dessa modalidade, que está ajudando o Brasil na crise hídrica. O CEO da Absolar afirma que, devido à energia solar ser gerada próximo ao local de consumo, ela não utiliza linhas de transmissão, reduzindo as perdas elétricas. A energia solar também fornece energia limpa e sem emissões de poluentes.

Entenda a crise hídrica presente no Brasil

O Brasil vem enfrentando, atualmente, a pior seca dos últimos 91 anos, deixando o subsistema Sudeste/Centro-Oeste com cerca de 32% da sua capacidade. Para se ter uma ideia, a média dos últimos 20 anos era de 64%, o dobro da média atual.

No início do mês, a Agência Nacional de Águas (ANA), declarou situação crítica de escassez de água na Região do Paraná. A declaração de crise hídrica nas usinas vigora até 30 de novembro, quando inicia-se o período de chuva na região. O setor que mais sofreu com a crise hídrica foi o elétrico, já que a bacia do Paraná contempla as principais usinas hidrelétricas da região.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos