Após a saída da Sony em março, agora é a vez da multinacional Panasonic, que confirmou sua saída do mercado de TVs no Brasil até o fim do ano, causando a demissão de centena de funcionários
A Sony anunciou o fim da sua produção e venda de aparelhos de TVs no Brasil em março, e agora é a vez da multinacional Panasonic, que confirma sua saída na fabricação de TVs e produtos de áudio até o fim do ano. A saída fez com que a multinacional demitisse mais de 100 funcionários.
Leia também
130 funcionários demitidos até o fim do ano
Embora os produtos sejam produzidos na fábrica de Manaus (AM), a unidade manterá sua produção de micro-ondas, componentes eletrônicos e produtos automotivos.
Com o fim do setor de TVs e áudio, a Panasonic demitirá 130 funcionários até o fim do ano. Este total é o equivalente a 5% dos 2.400 funcionários da empresa no Brasil. Além da unidade amazonense, a multinacional Panasonic também controla uma fábrica em Extrema (MG), onde são produzidos refrigeradores e máquinas de lavar.
-
Com 75% das obras concluídas, a Ponte de 1.294 metros de extensão da Rota Bioceânica promete ser inaugurada no segundo semestre de 2026, reduzindo custos logísticos e transformar o comércio do Mercosul com a Ásia
-
Nissan fecha fábrica no México e realoca produção para Aguascalientes
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
A estranha aliança por trás do couro vegano brasileiro que seduziu a alta-costura
Já na unidade da empresa em São José dos Campos (SP), está localizada a fábrica de pilhas alcalinas e de zinco. De acordo com o vice-presidente da Panasonic, Sergei Apof, estes são os maiores diferenciais da linha da empresa, pois consomem 40% de energia a menos do que pede o Inmetro.
Ausência de investimentos faz Sony e Panasonic saírem do setor de TVs
A notícia da saída da multinacional Panasonic do setor pegou de surpresa analistas e redes de varejo. Uma fonte da área ressaltou que esse mercado está passando por uma disputa acirrada, o que necessita de vários investimentos em software, parcerias com empresas de streaming de vídeos e outros setores e também conectividade.
Foi essa falta de investimento que fez a Sony sair da corrida no setor, vendendo cada vez menos os seus aparelhos, e agora a saída da multinacional Panasonic. Atualmente, as empresas que estão como líderes no país são as coreanas Samsung e LG.
Em paralelo, diversas empresas deram início a investimentos em produtos com uma faixa média com preços a partir de R$ 1.400. Com isso, nos últimos meses, até mesmo a Britânia, conhecida pelo setor de eletrodomésticos, anunciou seus primeiros modelos e, logo depois, a Toshiba, que fechou parceria com a Multilaser. Em contrapartida, o Brasil também recebeu um grande volume de novas empresas, principalmente no setor de eletrônicos.
A saída da Sony do mercado brasileiro
No dia primeiro de março, a Sony anunciou o encerramento de suas atividades comerciais de TVs, câmeras e equipamentos no Brasil até o fim do mesmo mês. Apesar disso, o setor no qual podemos dizer que a Sony é uma das líderes, o de videogames, com os Playstations 4 e 5 que são importados, continuou normalmente, e a atuação de outras áreas como a Sony Music e a Sony Pictures também permaneceu.
As assistências técnicas dos aparelhos e as garantias dos produtos também foram mantidos pelo tempo necessário, no conforme dos regulamentos. Essa não é a primeira vez que a empresa deixa de fabricar no Brasil. Em 2019, a marca também resolveu abrir mão do mercado de vendas de celulares no Brasil, por conta das poucas vendas de seus celulares no mundo todo.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.