Multinacional Volkswagen não fica nem um pouco satisfeita com a cópia elétrica do Fusca feita descaradamente pela Great Wall Motors
A indústria chinesa ainda não abandonou alguns velhos hábitos, e a fabricante chinesa Great Wall Motors parece que está pouco se importando com a Volkswagen, mesmo após a montadora alemã e seus advogados terem afirmado anteriormente que estavam investigando um plágio da fabricante de carros elétricos ORA, do grupo Great Wall Motors, por ter apresentado um clone do Fusca no Salão do Automóvel de Xangai. Inicialmente nomeado de ORA Punk Cat e recentemente rebatizado de Ballet Cat, o veículo tem descaradamente os mesmos traços do icônico carro da montadora VW, e essa história vai dar o que falar.
Leia também
- Multinacional Audi, que pertence ao grupo Volkswagen, fabrica carro elétrico potente e capaz de projetar jogos de videogame através de seus faróis
- Redução de biodiesel no combustível pode resultar em tiro pela culatra e desencadear falência de indústrias e desemprego
- A produção de carros elétricos da gigante alemã Volkswagen entrará em “modo turbo”
- Volkswagen encerra produção do Up! na fábrica de SP; Gol, Voyage e Fox também estão na mira da montadora
- Após Chevrolet, Ford e Volkswagen, a multinacional Fiat suspende produção de veículos em sua fábrica e põe 1900 funcionários de férias coletiva
A prova de que o Grupo Great Wall Motors desafia a montadora alemã é que o lançamento oficial na China de seus ‘novos’ veículos elétricos, ORA Ballet e o Punk Cat (o fusca elétrico chinês), está previsto para o dia 30 de março deste ano.
É possível perceber, no vídeo acima, que a ORA se inspirou – para não dizer que copiou descaradamente – nos traços do Volkswagen Fusca em seu novo Ballet Cat. O capô com design curvo, os faróis arredondados e o desenho da parte traseira, com direito a lanternas ovaladas, remetem ao velho besouro.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O interior do Ballet Cat também faz lembrar o Fusca, já que é equipado com um volante de três raios e instrumentos e mostradores em formato circular. Apesar da pegada retrô, o interior oferece tela de multimídia e console central em balanço. Os detalhes de preços locais ainda não foram confirmados.
Quando o Ballet Cat – chamado na época de Punk Cat – foi exibido pela primeira vez, a VW reconheceu que estava investigando o assunto “em relação a quaisquer violações de modelos de utilidade ou direitos de design da Volkswagen AG e se reservou o direito de tomar as medidas legais necessárias”. Não está claro se a montadora vai buscar alguma ação legal.
Montadora chinesa desafia a Volkswagen e clona a icônica Kombi logo após fabricar descaradamente uma cópia elétrica do Fusca!
Como se não bastasse terem clorado o Fusca, outra montadora chinesa, a SongSang Motors, fez o clone da icônica Kombi. Será que vai dar “pano para manga”? A montadora chinesa lançou um novo modelo inspirado em um já existente. Neste caso, é a SongSang Motors que apresentou o SS Summer, uma van com design retrô claramente baseado na Volkswagen Kombi ou Tipo 2, conforme pode ser visto abaixo.
Não é de agora que os chineses criam clones
No ano passado, os chineses da marca Wey não perderam tempo e ‘clonaram’ o Ford Bronco, cinco dias após o lançamento do SUV da marca norte-americana, em 2020. A Wey também faz parte do grupo Great Wall Motors, o mesmo responsável por ter criado o ‘Fusca’ elétrico.
A marca chinesa Foton Big General apresentou, também no ano passado, uma cópia idêntica da picape Ford F-150 Raptor. Veja abaixo a ‘invenção chinesa’.