Após privatização, BR distribuidora muda sua identidade visual e passa a ser Vibra Energia, mirando em outros mercados além dos combustíveis
A BR Distribuidora anunciou nesta quinta-feira (19) que mudará seu nome para Vibra Energia, em mais uma transição da companhia devido a sua privatização que aconteceu em julho de 2019. A distribuidora de combustíveis, que atualmente está em um processo de alteração organizacional e cultural, fez uma reforma considerável em sua identidade visual e não só isso, também há alterações na parte de estratégia de atuação da empresa, que recentemente entrou em novos setores e busca um encaixe no cenário energético, afirmando que a BR Distribuidora, não será apenas uma empresa de combustíveis.
Leia também
Mais de 40 anos de identidade visual
A BR Distribuidora, que agora é Vibra Energia, foi criada em novembro de 1971, com foco no mercado de distribuição de combustíveis derivados de petróleo e álcool carburante.
Na época, a primeira logo da empresa foi desenhada por Aloísio Magalhães (1927 – 1982), um grande designer que contribuiu com a criação da Escola Superior de Desenho industrial do Rio de Janeiro e é considerado um profissional da vanguarda na introdução do design moderno no país.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
A estranha aliança por trás do couro vegano brasileiro que seduziu a alta-costura
-
Uma das maiores fábricas de chocolate do Brasil decretou falência e muita gente nem sabe — entenda o que aconteceu com a gigante do setor
-
Megafusão pode criar novas ferrovias de US$ 190 bilhões de costa a costa
Cerca de 11 anos depois em 1982, a marca da BR Distribuidora foi modernizada, também pelas mãos de Aloísio Magalhães. Dessa vez, o logotipo da distribuidora de combustíveis, ganhou os contornos que possui nos dias atuais e que foram utilizados pela BR Distribuidora pelos últimos 40 anos.
Vibra Energia fala sobre a nova marca
Em comunicado ao mercado, a Vibra Energia, que recebeu o nome devido ao processo de privatização, afirmou que a nova marca tem como objetivo orientar o cliente a confiança que conecta, evolução constante e parcerias genuínas.
De acordo com a Vibra Energia, o nome e o design fazem referência ao movimento constante que é preciso para alavancar negócios e pessoas, sem abrir mão de remeter a um Brasil que realiza, faz e vai além.
Esse ainda não será o fim definitivo do “BR” da empresa de combustíveis. No mercado de veículos, a Vibra Energia é licenciada da marca Petrobras e continuará com a identidade visual e símbolo “BR”, produzindo uma rede com pelo menos 8,3 mil postos de combustíveis em todo o país.
Privatização da companhia
Em julho de 2019, a companhia recebeu a privatização com a venda do controle acionário na bolsa de valores, fazendo com que a BR distribuidora se tornasse uma empresa privada. A Petrobras, que realizou a venda, ainda manteve 37,5% das ações da companhia, sem descartar a venda desse restante.
De acordo com Roberto Castelo Branco, presidente da Petrobras na época, a empresa iria focar na exploração e produção de petróleo e gás, abrindo mão de outras operações, entretanto os planos foram mudados e a empresa também focará nas energias.
Um ano depois da privatização, em Julho de 2021, a Petrobras se desfez da parte restante das ações da companhia. Ao total foram vendidas mais 436 milhões de ações, movimentando um total de R$ 11,3 bilhões com fundo de investimentos.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.
Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia