Ford encerra produção de veículos no país e família Ka e o SUV EcoSport já não aparecem mais no site da multinacional no Brasil deixando o mercado em definitivo com o fim dos estoques
Acaba de acontecer o último capítulo do fim da produção da Ford no país, anunciado em janeiro. Na última sexta-feira (02/04),o veículos Ka, Ka Sedan e EcoSport não aparecem mais no site da multinacional e oficialmente saíram de linha no Brasil. Agora, o Ford mais barato do Brasil é a picape Ranger, que parte de R$ 166.790 na versão XL Cabine Simples 2.2 Diesel 4×4 manual. Após montadoras paralisarem fabricação de veículos em 29 fábricas no Brasil, Volkswagen e Toyota retornam produção no país.
Leia também
- Gigante desaparecido da Ford, um caminhão de 600 cavalos movido a turbinas é reencontrado após quarenta anos
- Após a Ford sair do Brasil e interromper produção de carros na Bahia, Camaçari vive o ‘desmanche’ de fábricas e 7,5 mil pessoas devem perder seus empregos
- Multinacionais Honda e Chevrolet paralisam produção de veículos no Brasil e indústria de automóveis pode entrar em colapso
- Em um movimento contrário aos de Ford e Chevrolet, a multinacional fabricante de autopeças Bosch decidiu trazer sua produção dos EUA para o Brasil
Vale reforçar que a Ford não deixou de vender carros aqui no Brasil: ela passa a oferecer apenas modelos importados, como Ranger, Territory e Mustang, além dos próximos lançamentos anunciados Bronco, Transit e Mustang Mach 1.
A Fenabrave ainda não divulgou os números de vendas em março, mas, tanto Ka, como EcoSport, estavam em queda livre nos emplacamentos, fruto de estoques cada vez menores e de desconfiança do consumidor, apreensivo com possíveis desalorizações mais altas.
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
O próximo Ford que vem por aí
O Ford Bronco teve seu lançamento no Brasil confirmado para maio, disponível em três carrocerias (Bronco 2 portas, Bronco 4 portas e Bronco Sport). Ele deverá chegar inicialmente na configuração Bronco Sport, com motores turbo.
Está confirmado também o Mustang Mach 1, uma edição limitada com motor V8 de 486 cv desenvolvida para as pistas. Vale lembrar que já estava prevista também a chegada da linha Transit, anunciada recentemente, com produção no Uruguai.
Depois da Ford, as multinacionais Renault e Nissan podem fechar suas fábricas no Brasil e indústria automotiva pode entrar em colapso no país
Após a saída da montadora Ford do Brasil, a crise global de suprimentos e a pandemia fez fábricas de automóveis como Chevrolet, Honda, Audi (Volkswagen), Scania, Volvo e Mercedes-Benz suspenderem também a produção de veículos. Agora, segundo a informação passada pelo Carlos Ghosn, as multinacionais Renault e Nissan podem fechar suas fábricas no Brasil e indústria automotiva pode entrar em colapso no país.
O mercado brasileiro de automóveis caiu de 4 milhões de unidades/ano, para apenas 2 milhões, disse o ex-presidente da Nissan Ghosn.
“Os mais fracos vão sair do Brasil, o que sempre acontece em grandes crises. Dentre os mais fracos, cito a Aliança (entre Nissan e Renault), porque para competir no Brasil é preciso ter uma montadora forte, com vontade de superar os ciclos específicos da economia local, e, se a empresa não tem essa vontade, vai ficar o tempo inteiro saindo e entrando do país, demitindo e contratando, parando e retornando. Esse stop and go é muito ruim para a marca e para os empregados”, afirma Ghosn.