1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Após Embraer e Azul, Gol Linhas Aéreas pretende comprar 250 carros elétricos voadores
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Após Embraer e Azul, Gol Linhas Aéreas pretende comprar 250 carros elétricos voadores

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/09/2021 às 12:06
Atualizado em 19/08/2022 às 05:06
Embraer - Azul - Gol linhas aeres - carros elétricos voadores
A pequena aeronave com zero emissão de poluentes promete revolucionar a aviação comercial. Fonte: Avolon/Divulgação

Após investimentos anunciados pela Embraer e Azul, agora é a vez da Gol Linhas Aéreas ingressar no ramo dos carros elétricos voadores. A empresa está adquirindo 250 eVTOLs

Após a Embraer e Azul anunciarem investimentos, agora é a vez da Gol Linhas Aéreas, que informou nesta terça-feira (21) que deseja comprar 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical, os famosos carros elétricos voadores. A companhia assinou um acordo com a Avalon, via Grupo Comporte, que pertence ao acionista controlador da Gol. Assim como os contratos da Embraer ou Azul, a expectativa é que os carros elétricos voadores cheguem em meados de 2025.

Leia outras noticias relacionadas

Gol pretende alcançar pelo menos 25% dos entusiastas com a chegada do transporte aéreo regional no Brasil

Gol anuncia acordo por 250 carros elétricos voadores – créditos: Jovem Pan News

O acordo envolve aeronaves do modelo VA-X4 eVTOL, criada pela Vertical Aerospace, um dos modelos mais atualizados do mercado de carros elétricos voadores. No último dia 15 de setembro, a Gol anunciou ao mercado que receberá um investimento de US$ 200 milhões da American Airlines, uma empresa gigante americana do ramo de aviação.

As duas empresas, ampliarão ainda o acordo de compartilhamento de voos. O acordo também compõe a estratégia da Gol de se tornar mais presente no transporte aéreo regional, após a compra da MAP em junho, que opera no Norte do país até São Paulo. Os carros elétricos voadores que a Gol pretende comprar, possuem capacidade de transporte para um piloto e até quatro passageiros, com uma autonomia de até 160 quilômetros a uma velocidade de 320 km/h.

De início, a Gol Linhas Aéreas fará um estudo de viabilidade, o que inclui a certificação da aeronave pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que deve também realizar uma avaliação da infraestrutura demandada para o uso dos carros elétricos voadores no país, ao lado de outras entidades do setor aéreo. A Avalon, prevê que o processo de certificação da VA-X4 no país esteja pronto até 2024.

Embraer, uma das maiores fabricantes de eVTOLs

A Embraer atualmente é um dos grandes nomes quando se trata de carros elétricos voadores. Em junho a empresa fechou uma parceria com a Halo para o desenvolvimento de serviços de Mobilidade Aérea Urbana e outros produtos no Reino Unido e nos EUA.

A parceria entre a Embraer e a Halo inclui um pedido de 200 unidades de eVTOLs. As entregas estão previstas para começar em 2026. Segundo a Embraer, a encomenda das aeronaves, na época, era a maior do setor de mobilidade aérea urbana.

Além disso, o acordo também prevê que a Halo trabalhe em conjunto com a Embraer no desenvolvimento de uma nova operação de carros elétricos voadores nos países citados anteriormente.

Em agosto, a Azul assinou uma carta de intenção com a Lilium para formar uma frota exclusiva de eVTOLs. O acordo entre as empresas pode chegar a um valor de até US$ 1 bilhão e inclui uma frota composta por 220 carros voadores, que começarão a operar em 2025. O pedido dos carros elétricos voadores ainda terá seus termos comerciais finalizados entre as duas partes.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x