1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após acordo, submarino da OneSubsea será instalado no campo de Atlanta, principal local de exploração de petróleo da Enauta
Tempo de leitura 3 min de leitura

Após acordo, submarino da OneSubsea será instalado no campo de Atlanta, principal local de exploração de petróleo da Enauta

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 09/03/2022 às 11:17
Enauta, petróleo, Campo de Atlanta
Foto: Reprodução Google Imagens (via Poupar Dinheiro)

Empresa de petróleo Enauta firma contrato com a OneSubsea, companhia multinacional fornecedora de submarinos

A primeira semana do mês de março foi de inovação e novidade para a OneSubsea, que acaba de assinar um contrato com a Enauta. O acordo envolve o desenvolvimento do sistema final de produção no campo de Atlanta, principal ativo de produção de petróleo da Enauta, localizado na Bacia de Santos, e conta também com uma intensa operação submarina, com planejamento que inclui sistemas de processamento submarino, sistemas de produção submarinos e Árvores de Natal.

Leia também:

Conforme a matéria do portal PetroNotícias, o Diretor Geral da OneSubsea no Brasil, Carlos Tadeu, assegura: “Por meio desses acordos, estamos comprometidos em fornecer tecnologias únicas capazes de permitir que a Enauta extraia o máximo potencial do campo de Atlanta. Nosso compromisso é entregar soluções inovadoras com alto nível de confiabilidade e segurança durante toda a execução do projeto, bem como na instalação e comissionamento durante toda a vida útil do campo”.

Assim, de acordo com o contrato, a OneSubsea será responsável por entregar os aparelhos e equipamentos que devem ser instalados no campo de Atlanta, dando início aos serviços de engenharia detalhada, com a compra de mercadorias de longo prazo de fornecimento que possuem relação com o projeto, previsto para ser colocado em prática a partir do Centro de Excelência de Serviços Submarinos OneSubsea, situado em Taubaté (São Paulo) como também da Noruega (Bergen). Nos últimos tempos, a OneSubsea já abasteceu a Enauta com quatro Árvores de Natal com sistema de eletricidade e trabalhos de instalação.

“Nossa tecnologia de sistema de processamento submarino oferece uma solução robusta, compacta e econômica que ajudará a Enauta a alavancar todo o potencial do campo de Atlanta”, afirma o Diretor da OneSubsea Processing AS, Mads Hjelmeland. “Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a Enauta para maximizar o valor total de seu ativo.”

Para o Diretor de Produção da Enauta, Carlos Mastrangelo, que também se pronunciou, o Sistema de Produção Antecipada (SPA) de Atlanta é verdadeiramente um sucesso. Segundo ele, as experiências conquistadas com esse projeto são essenciais para a equipe da empresa, visto que agora podem aplicar os ensinamentos no desenvolvimento final do campo. “Uma lição fundamental para a performance do campo é a importância do sistema de bombeio submarino. Nesse sentido, estamos confiantes de que a Onesubsea está totalmente comprometida em nos fornecer uma solução confiável e de longo prazo em um modelo de contrato singular que demonstra uma parceria de confiança entre as empresas”, completou o COO da Enauta.

Deste modo, o acordo é de grande importância, visto que ele reafirma uma parceria de muito tempo com a Enauta. O primeiro óleo do sistema definitivo de produção do Campo de Atlanta tem expectativa para o ano de 2024.

Sobre as empresas OneSubsea e Enauta

A OneSubsea é uma empresa da Schlumberger, fundada no ano de 2013, sediada em Houston, Texas, Estados Unidos. A empresa é especializada no fornecimento de submarinos para o mercado submarino de petróleo e gás.

Já a Enauta, fundada em 1998, é uma empresa brasileira voltada para o setor de exploração de petróleo e gás. Sua estrutura operacional conta com dois ativos em produção, os campos de Manati e de Atlanta.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos