André Pepitone, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, diz que o aumento médio da conta de luz deverá ser de 13%
O diretor-geral da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone afirma que o aumento médio da conta de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018. André estima um aumento de 13%, que com devolução de impostos pode cair a 8%, mas que mesmo assim será o maior índice em três anos. No último dia 20, o prresidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica” pois se trata de “outro problema” do país.
Confira ainda outras notícias:
- Em Macaé, 5 mil vagas em cursos técnicos serão criados para futuras oportunidades de empregos no Terminal Portuário da cidade
- Agência Marítima ABZ Serviços Macaé está com vagas de emprego offshore para condutor de máquinas, 2° Oficial de náutica, marinheiro e mais
- Vendas de refinarias da Petrobras podem sofrer alterações com a mudança na presidência da estatal
O presidente da república Jair Messias Bolsonaro, que anunciou no dia 19/02 a substituição do presidente da Petrobras, colocando no cargo o general Joaquim Silva e Luna, disse que também irá fazer alterações no setor de energia elétrica do país. “Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também”.
Esses aumentos nas contas de luz viria num momento em que o país ainda sofre com os reflexos da pandemia da Covid-19 na economia. Por isso, segundo Pepitone em entrevista ao G1, ela já estuda outras medidas para reduzir a pressão das tarifas de energia.
-
Neymar mira o Nordeste brasileiro e lidera megaprojeto para criar paraíso de luxo com 28 empreendimentos ao longo de 100 km de praia, com previsão de retorno bilionário
-
Amortizar financiamento com FGTS: saiba regras e limites
-
Governo japonês e gigantes Honda, Yamaha e Suzuki pressionam Vietnã após veto às motos a gasolina em 2026 que pode paralisar fábricas
-
Novo programa do governo oferece até R$ 40 bilhões em crédito para reforma — saiba se você tem direito
“[O aumento médio de 8%] ainda é alto. Então a gente tem que encontrar medidas adicionais também para trabalhar esses 8%”, disse Pepitone. “Estamos avaliando neste momento quais seriam essas opções, mas estamos buscando medidas neste sentido”, disse André.
Influências do reajuste:
De acordo com a Aneel, diversos fatores levaram a um aumento acentuado nas contas de luz em 2021. Vão desde maior uso de termelétricas até taxas de câmbio.
Desde o ano passado, a alta do dólar é causada principalmente pela pandemia, que encarece a energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu, que é a maior do país, que pode atender cerca de 10% da demanda nacional.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.