1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Alerta! Segundo a ONU, o mundo precisa triplicar os investimentos em fontes de energia renovável nos próximos 8 anos se quiser conter o aquecimento global a tempo de não comprometer a segurança energética do planeta
Tempo de leitura 3 min de leitura

Alerta! Segundo a ONU, o mundo precisa triplicar os investimentos em fontes de energia renovável nos próximos 8 anos se quiser conter o aquecimento global a tempo de não comprometer a segurança energética do planeta

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 13/10/2022 às 11:15
O mundo precisa triplicar os investimentos em fontes de energia renovável nos próximos 8 anos
O mundo precisa triplicar os investimentos em fontes de energia renovável nos próximos 8 anos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Organização Meteorológica Mundial disse que os países devem apostar alto em fontes de energia renovável até 2030 caso queira alcançar a meta de emissão zero em carbono até 2050

Nos próximos oito anos, a oferta mundial de eletricidade fornecida a partir de fontes de energia renovável deve ser bem maior que a atual, segundo um alerta da OMM (Organização Meteorológica Mundial) divulgado pela ONU. De acordo com a organização, os países devem investir três vezes mais recursos para que a oferta de fontes de energia limpa sejam duplicadas. O abjetivo é que, assim haja alguma esperança de conter o aumento da temperatura média global. 

O alerta é para colocar o mundo no caminho certo e atingir emissões líquidas zero até 2050. Caso isso não ocorra, existe o perigo de que as mudanças climáticas, o aumento do clima severo e o estresse hídrico comprometam a segurança energética mundial. Prejudicando, inclusive o fornecimento de energia renovável em uma base planetária.

A OMM coordenou a pesquisa que defende que é importante ter acesso a informações e serviços precisos sobre climatologia, recursos hídricos e climático. É importante fortalecer a resiliência da infraestrutura energética e atender à demanda, que aumentou em trinta por cento ao longo da última década.

Como a energia renovável pode ajudar a alcançar as emissões líquidas zero em 2050?

De acordo com Petteri Taalas, secretário-geral da OMM, cerca de três quartos das emissões mundiais de gases de efeito estufa são produzidos pela indústria da energia. Para prosperar no século 21, é vital fazer a transição para tipos de energias renováveis, como solar e eólica. Além de melhorar a eficiência energética, essas fontes diminuem drasticamente as emissões de gases poluentes, como o CO2.

O líder da entidade chamou a atenção de todos para o fato de que atingir a neutralidade carbônica líquida até o ano de 2050 é uma meta que só poderá ser alcançada se a oferta de energia com baixas emissões for dobrada nos próximos oito anos. O sistema global de energia deve passar por uma revisão abrangente para enfrentar os desafios colocados pelas mudanças nos padrões climáticos e no meio ambiente.

O que é emissão zero de carbono e porque é tão importante que o mundo alcance essa meta o mais rápido possível?

Em poucas palavras, a condição de ter emissões zero é quando o volume de gases de efeito estufa que são lançados na atmosfera é igual ao volume de gases de efeito estufa que são retirados do meio ambiente. A redução, compensação e eliminação de carbono são as três etapas necessárias para atingir zero emissões.

Como a mudança climática é um problema generalizado que está piorando a cada dia, e a maioria dos cientistas acreditam que a melhor abordagem para lidar com isso é minimizar o aquecimento global. Atingir zero emissões de carbono é vital para o futuro do planeta, e uso de fontes de energia renovável é uma forma de reduzir as emissões desses gases.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Geovane Souza

Especialista em criação de conteúdo para internet, SEO e marketing digital, com atuação focada em crescimento orgânico, performance editorial e estratégias de distribuição. No CPG, cobre temas como empregos, economia, vagas home office, cursos e qualificação profissional, tecnologia, entre outros, sempre com linguagem clara e orientação prática para o leitor. Universitário de Sistemas de Informação no IFBA – Campus Vitória da Conquista. Se você tiver alguma dúvida, quiser corrigir uma informação ou sugerir pauta relacionada aos temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: gspublikar@gmail.com. Importante: não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos