1. Início
  2. /
  3. / Ajuste de 1% da Petrobras é rejeitado por petroleiros e estatal convoca sindicatos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Ajuste de 1% da Petrobras é rejeitado por petroleiros e estatal convoca sindicatos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 08/08/2019 às 01:00
Atualizado em 07/08/2019 às 22:41

Sem categoria

Petrobras
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Petrobras convocou os sindicatos para a segunda rodada oficial de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020

A Petrobras teve sua proposta rejeitada por petroleiros, convocou os sindicatos para a próxima quinta-feira, 08 de agosto. A proposta da estatal foi rejeitada em 100% das assembleias realizadas pela categoria, onde a petroleira ofertou aos funcionários um ajuste salarial da ordem de 1% e redução ou exclusão de alguns benefícios.

Segundo a assessoria da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Petrobras foi comunicada no dia 23 de julho sobre a rejeição da proposta também pelos representantes da Federação Única dos Petroleiros (Fup), que pela primeira vez estão negociando juntos da FNP.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

As federações exigiram uma nova oferta da empresa, mas a estatal não informou se vai avançar no reajuste salarial, que compreende o período de 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019.

Segundo a assessoria da Federação Nacional dos Petroleiros, a oferta inicial corresponde a apenas 25% do IPCA.

“A categoria considera a proposta indecorosa, já que está repleta de corte de direitos. A empresa busca também desmontar a organização sindical”, afirmou a FNP em nota.

1ª rodada do acordo

No dia 26 de julho, dirigentes das duas federações dos petroleiros (FUP e FNP) se reuniram com executivos da estatal.

Os representantes dos petroleiros formalizaram à empresa a reprovação da categoria, em assembleias por todo o país, à proposta de renovação do acordo coletivo.

Uma das motivações para justificar a recusa por unanimidade, segundo as federações é o momento de desmonte pelo qual a Petrobras vem enfrentando, junto com os descumprimentos de acordos coletivos anteriores, incluindo ameaças de demissão.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos