Desde janeiro a indústria agropecuária gerou 98.320 novas vagas de emprego com carteira assinada
A agropecuária lidera a geração de novas vagas de emprego em 2020, com 98.320 postos de janeiro a agosto. Os setores do agro e da construção civil são os únicos com saldo positivo no acumulado do ano.
Leia também
- DOF consegue extensão de contrato do navio Skandi Vega com a multinacional
- Vagas de emprego em obras de construção civil pesada para trabalhar em Brumadinho, MG
- Projeto de gás natural deve sair do papel em Rondônia com a adequação da Nova Lei do Gás
- Vagas para curso gratuito online de administração em MG disponível até o dia 30 de outubro, saiba como se inscrever
Agropecuária segue na liderança e geração de vagas de emprego
O agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia do país, cresceu 5,26% no primeiro semestre (1º semestre) de 2020 ante o ano anterior, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) disse na quarta-feira.
O aumento do agronegócio foi impulsionado por safras abundantes e uma taxa de câmbio que favoreceu as exportações, de acordo com relatório da CNA.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
Mesmo em meio a pandemia a estimativa é de crescimento para 2021
Os segmentos de serviços e suprimentos cresceram 4,76% e 1,69%, respectivamente, enquanto a agroindústria caiu 0,76% em meio à nova pandemia de coronavírus.
“Do lado da oferta, a massiva safra de grãos tem garantido o atendimento à crescente demanda internacional por produtos agroindustriais brasileiros, impulsionada também pela desvalorização do real frente ao dólar”, disse a CNA. Em junho, o PIB do agronegócio brasileiro cresceu 1,31%, marcando o sexto crescimento mensal consecutivo.
Estado de São Paulo foi o mais beneficiado com vagas de emprego
Em São Paulo, com expansão de 66.235 postos de trabalho, foi o estado com melhor resultado na agropecuária em 2020, seguido por Minas Gerais (+8.585 vagas), Goiás (+7.098), Bahia (+5.390), Mato Grosso (+4.509) e Paraná (+3.798).
No resultado geral, o Brasil acumula fechamento de 849.387 empregos nos oito primeiros meses do ano. Serviços (-489.195), Comércio (-409.830) e Indústria (-107.024) fecharam postos no acumulado de janeiro a agosto.