Indústria automotiva e química tiveram influência para o declínio na demanda dos navios contêineres do Porto de Santos
O Brasil amarga a perda de 849.387 empregos entre janeiro e agosto de 2020, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, esse resultado seria ainda pior não fosse o desempenho do agronegócio camuflando a queda na demanda dos navios contêineres no Porto de Santos.
Leia também
- Investimentos no terminal de conteineres do Porto de Santos vão gerar empregos
- Santos Brasil, um dos maiores terminais, inicia investimentos de R$ 1 bilhão
- Negócios e Economia – Nova queda em portos brasileiros decorrentes do novo coronavírus
- Empresa do ramo do agronegócio abre vaga para Técnico de Segurança do Trabalho
Exportações recordes no agronegócio
Com exportações recordes de grãos e de outros produtos agrícolas impulsionados pelo valor do dólar, diversos segmentos do agronegócio têm contratado mão de obra.
A exportação de produtos agrícolas tem impulsionado a contratação de trabalhadores. Entre janeiro e setembro de 2020, houve aumento de 2,5% do volume de produtos brasileiros exportados. A balança comercial brasileira está positiva em US$ 42,4 bilhões.
- Peixes da Amazônia, criada no governo do PT e inaugurado por Lula, vai à falência, deixa rombo de R$ 70 milhões e prejudica mais de 2 MIL famílias que dependem do local
- Preço do Bitcoin a US$ 1.000.000? Alguns entusiastas especulam ousadamente que ele pode atingir o marco em breve
- Delegados da Polícia Federal alertam: cortes no governo Lula podem paralisar a PF e agravar o combate ao crime organizado no Brasil
- Fim dos aviões? Elon Musk quer usar seus foguetes que atingem 27 MIL km/h para levar passageiros a qualquer lugar do mundo em menos de 1 hora
Pandemia afetou a demanda dos navios contêineres no Porto de Santos e agronegócio camuflou
Segundo vários especialistas a redução na demanda dos navios contêineres do Porto de Santos se deve principalmente ao fator Pandemia, uma vez que esta é uma das principais responsáveis pela redução das atividades industrias e consumo familiar.
Os setores que contribuíram direta e indiretamente para a retração da demanda dos navios contêineres no Porto de Santos foram o setor de produtos químicos e automotivo.
De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, a retração na circulação dos contêineres é um dos impactos econômicos da pandemia, que reduziu o nível de atividade das industriais, o consumo das famílias e, consequentemente, as importações via portos. Os setores que mais contribuíram para essa queda foram o automotivo e o de produtos químicos.
Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) enviou para o jornal da folha de vitória dados informando que a queda na demanda dos navios contêineres se iniciou desde março.