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Aeroportos do Brasil podem receber investimentos de até R$ 4 BILHÕES para melhorar a infraestrutura

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 28/11/2024 às 18:58
aeroportos
Foto: Reprodução

O setor de aviação brasileiro pode receber até R$ 4 bilhões em investimentos destinados a melhorar a infraestrutura dos aeroportos e oferecer mais qualidade aos passageiros.

O governo federal estuda investimentos entre R$ 3 bilhões e R$ 4 bilhões para melhorar a infraestrutura de aeroportos regionais, visando torná-los mais atrativos para concessões à iniciativa privada em 2025. A informação foi divulgada nesta quinta-feira por Fábio Lavor Teixeira, secretário executivo adjunto do Ministério de Portos e Aeroportos, durante evento no Rio de Janeiro.

Os valores, segundo Teixeira, estão em negociação com os Ministérios do Planejamento e de Orçamento e Gestão. “Estamos refinando esse processo… Podemos antecipar investimentos, o que reduz o capex para o investidor, tornando o projeto mais atrativo”, explicou.

Essa estratégia faz parte do programa AmpliAR, lançado nesta semana para apresentar o modelo de concessão de aeroportos regionais. O governo está dialogando com empresas e operadoras do setor, buscando ampliar o interesse na gestão dos terminais de menor porte.

Desafios e oportunidades

O Brasil já concedeu seus principais aeroportos à iniciativa privada nos últimos anos, restando agora terminais regionais, que enfrentam desafios de rentabilidade. Segundo Teixeira, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, é o único grande terminal ainda sob controle estatal.

Grupos internacionais como Fraport, Changi e Aena, que já participaram de leilões no Brasil, estão sendo sondados. “Esses grupos já conhecem nossa modelagem e estrutura regulatória, o que dá segurança para novos investimentos”, destacou o secretário.

Foco no Norte e Nordeste

Na primeira fase do programa AmpliAR, o foco será em 51 aeródromos localizados nas regiões Norte e Nordeste, áreas com maiores déficits de infraestrutura aeroportuária. Isso inclui terminais no Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Tocantins.

Uma consulta pública será aberta nos próximos dias para debater o modelo de concessão com Estados, municípios, concessionárias e companhias aéreas. A previsão é que os leilões ocorram no primeiro semestre de 2025, embora ainda não haja data para o lançamento do edital.

Teixeira enfatizou a importância de uma definição cuidadosa dos blocos a serem leiloados. “Investimentos prévios do governo garantem a receita dos operadores, diminuem riscos e tornam o negócio sustentável”, concluiu.

O projeto busca equilibrar a expansão da infraestrutura aeroportuária com a atração de investidores, promovendo o desenvolvimento regional e assegurando a viabilidade dos terminais.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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