Serviço de chamadas Skype começou a ser encerrado nesta segunda (5); usuários serão migrados para o Microsoft Teams. Saiba o que fazer com seus dados.
Após mais de duas décadas no ar, o Skype começou a ser desligado. A Microsoft iniciou o processo nesta segunda-feira (5/5). Usuários do serviço de chamadas e chat serão direcionados automaticamente. O destino é o Microsoft Teams. É o fim de uma era para o icônico Skype.
O que acontece agora? Migração automática para o Microsoft Teams
A partir de hoje, quem tentar usar o Skype será redirecionado. A migração é para o Microsoft Teams. Segundo a Microsoft, os usuários podem fazer login no Teams gratuitamente. Basta usar as mesmas credenciais existentes do Skype.
Os históricos de bate-papo e a lista de contatos serão migrados automaticamente para o Teams. A empresa afirma que o Teams oferece recursos similares aos do Skype, como chamadas individuais e em grupo, mensagens e compartilhamento de arquivos.
-
Estudo surpreende: pavões podem emitir lasers através de suas penas — algo inédito no reino animal
-
Pacote de R$ 4,3 bilhões vai transformar rodovias do litoral com duplicações, marginais e 108 km de ciclovias
-
Segredo de 2.000 anos de exército milenar pode dobrar a vida útil da artilharia chinesa ao aumentar a proteção contra desgaste e falhas estruturais
-
Fim do chuveiro tradicional: modelo da Lorenzetti com 7.500W, ducha dupla e pressurizador embutido transforma o banho no inverno
Seus dados do Skype: Como exportar e até quando estarão disponíveis?
A Microsoft oferece uma opção para exportar os dados do Skype. No entanto, essa opção tem um prazo. Os dados estarão disponíveis para exportação ou exclusão somente até janeiro de 2026. Se o usuário fizer login no Microsoft Teams Free antes dessa data, seu histórico de chamadas e chat do Skype estará disponível lá. Caso nenhuma ação seja tomada, todos os dados do app serão excluídos em janeiro de 2026.
Por que o Skype acabou? Foco no Teams e perda de espaço para rivais
O anúncio do fim do Skype foi feito pela Microsoft em fevereiro deste ano. A decisão ajuda a gigante de tecnologia a focar suas atenções no Teams. Isso simplifica suas ofertas de comunicação. O app vinha enfrentando dificuldades nos últimos anos. Perdeu espaço para concorrentes considerados mais ágeis e confiáveis. Entre eles estão o Zoom e o Slack (da Salesforce). A própria Microsoft avalia que a tecnologia do aplicativo não era mais adequada à era dos smartphones.
Do auge à queda: A trajetória do Skype e a compra pela Microsoft
O aplicativo foi fundado em 2003. Tornou-se um dos pioneiros em chamadas pela internet. A Microsoft comprou o Skype em 2011. O valor foi de US$ 8,5 bilhões, sua maior aquisição na época. Naquele período, o app tinha cerca de 150 milhões de usuários mensais. Contudo, esse número caiu drasticamente. Em 2020, eram apenas 23 milhões de usuários mensais. Essa perda de competitividade levou à decisão de desativar o Skype.