1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Acordo entre Vale e Petrobras estende por mais seis meses o fornecimento de combustível para navios no Estado do ES
Localização ES Tempo de leitura 2 min de leitura

Acordo entre Vale e Petrobras estende por mais seis meses o fornecimento de combustível para navios no Estado do ES

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 24/10/2020 às 10:42
Vale - Petrobras - ES
Porto do ES
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Petrobras e Vale fecharam acordo para fornecimento de combustível por mais seis meses, após o prazo a Petrobras deve buscar outras alternativas  

O acordo entre a líder do mercado de Mineração (Vale) e a Petrolífera (Petrobras) mediado pelo governador Renato Casagrande do estado do ES para garantir combustível para os navios do Porto do Tubarão foi firmado por mais seis meses, recentemente a Petrobras faz uso do Píer para abastecer navios nos portos de Vitória.

Leia também

Petrobras e Vale evitam a demissão de 100 colaboradores

A Petrobras iria perder o píer de barcaças no Porto de Tubarão, em Vitória. O terminal é utilizado para abastecer navios atracados nos portos de Vitória e é operado pela Transpetro, subsidiária da estatal. Pelo menos 100 trabalhadores terceirizados seriam demitidos. A mudança foi um pedido da Vale, proprietária do píer e que arrenda o local à estatal desde 1996.

A empresa alegou questões operacionais para tomar a decisão e disse que havia dado, em 2019, prazo de um ano para a Petrobras buscar alternativas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O diretor do Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES), Valnisio Hoffmann, comentou a decisão das empresas  

“Seria terrível, porque a tendência é que navios passem a abastecer no Rio de Janeiro, o que prejudicaria a logística e poderia causar um prejuízo ao Estado de R$ 45 milhões no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)”.  

Um empresário do setor portuário, que não quis se identificar, descreveu a situação como devastadora, e relatou que 60% do seu faturamento está ligado ao abastecimento de navios, o que resultaria em demissões.

Vale permite que a Petrobras trabalhe até maio de 2021  

Com o contrato estendido por mais seis meses a Petrobras terá até maio do ano que vem para buscar outras alternativas, uma das ultimas opções da petroleira é ir para áreas da Codesa.  

O Complexo Portuário do Espírito Santo é, hoje, um dos mais importantes do Brasil. Com uma infraestrutura de transporte ferroviário, rodoviário e marítimo a bons níveis, apenas a rodovia necessita de desenvolvimento. A ferrovia ainda é subutilizada. É um sistema de transportes intermodal bastante atrativo e competitivo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos