Acelen e parceiros formam Joint Venture para parque solar de 161MW no semiárido baiano, impulsionando descarbonização e gerando 530 empregos, com apoio do PAC.
A Acelen, através da Refinaria de Mataripe, revela a criação de uma joint venture com a Perfin Infra Administração de Recursos e a Illian Energias Renováveis, focada em um projeto de energia. Esse empreendimento visa alavancar a produção de energia no semiárido baiano, com capacidade de 161MW, promovendo a descarbonização e gerando novos empregos na região.
Além do impacto ambiental positivo, a iniciativa criará cerca de 530 empregos, dando suporte ao Programa de Aceleração do Crescimento. Este projeto de energia solar é um passo crucial para o aumento da energia elétrica disponível na região. A união dessas empresas demonstra um esforço significativo para um futuro mais sustentável e eficiente do ponto de vista energético. O desenvolvimento de complexos solares é uma tendência crescente que está transformando o setor de energia no Brasil.
Empreendimento Energético no Semiárido Baiano
Além de atender à própria demanda de energia elétrica, com esse empreendimento, a empresa também avança significativamente em suas metas de descarbonização. A previsão é que o complexo solar comece a operar a partir do terceiro trimestre de 2025. O projeto será edificado no Semiárido baiano, uma região privilegiada pela excelente irradiação solar, e terá uma capacidade instalada de 161MW.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
Impacto Ambiental e Socioeconômico
Muito além da geração de energia renovável e limpa, essa iniciativa irá abater 128 mil toneladas de CO2 por ano, reduzindo também o consumo de energia adquirida pela Refinaria de Mataripe, zerando o escopo 2. A construção do parque solar contribuirá ainda para o desenvolvimento socioeconômico da região, criando 530 novas oportunidades no mercado de trabalho.
Investimentos e Financiamento do Projeto
Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o complexo solar receberá um aporte de cerca de R$530 milhões em investimentos. Deste valor, R$ 418,5 milhões serão na modalidade de project finance non-recourse, contratados em dólar americano com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Declaração do CEO da Acelen
Para o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça, o projeto reforça a visão da empresa em acelerar a transição energética com excelência. ‘Reafirmamos nosso propósito desde que chegamos à Bahia, contribuindo com avanços significativos nas reduções de CO2, o que ganha ainda mais relevância com a implantação deste complexo solar’, ressalta Mendonça.
Ações Estratégicas para a Transição Energética
O investimento estratégico está atrelado a uma série de ações da agenda de transição energética adotadas pela Acelen, contribuindo para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da refinaria. A crescente demanda de energia elétrica da refinaria, com projetos de eletrificação, será atendida pelo contrato de energia incentivada na modalidade de autoprodução.
Créditos de Carbono e Compromisso com a Sustentabilidade
A Acelen terá os créditos de carbono gerados pelo parque solar, além da preferência na compra de energia, reforçando seu compromisso com a descarbonização.
Sobre a Acelen e Seus Objetivos
A Acelen é uma empresa de energia, proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. A companhia foi criada pela Mubadala Capital, uma subsidiária de gestão de ativos da Mubadala Investment Company. A Acelen tem como propósito ser um agente da evolução do novo cenário brasileiro de energia, priorizando a excelência operacional e focando em um mundo mais sustentável. Ela está empenhada em participar ativamente da transição energética no país. Saiba mais em www.acelen.com.br.
Fonte: © rita.sousa@fsb.com.br