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A volta da estrada de ferro e quase 150 MIL empregos: Rumo Logística investe R$ 14 BILHÕES para criar a PRIMEIRA ferrovia estadual do país

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 06/01/2025 às 18:19
Rumo investe R$ 15 bi em ferrovias no MT. Aposta é dobrar o transporte de grãos até 2032 e competir no mercado asiático.
Rumo investe R$ 15 bi em ferrovias no MT. Aposta é dobrar o transporte de grãos até 2032 e competir no mercado asiático.

Com R$ 14 bilhões em investimentos, a Ferrovia Estadual de Mato Grosso promete transformar o Brasil. Conectando o estado ao Porto de Santos, ela gera quase 150 mil empregos, reduz custos de transporte e contribui para a sustentabilidade. Esse projeto pioneiro é o marco de uma nova era para o agronegócio e a logística nacional.

Quando o assunto é infraestrutura e desenvolvimento econômico, poucos projetos despertam tanta expectativa quanto o da Ferrovia Estadual de Mato Grosso, também chamada de Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes (F.A.T.O).

Por trás dessa iniciativa, há um investimento de impressionantes R$ 14 bilhões, que não apenas transformará a logística brasileira, mas também abrirá as portas para um futuro mais sustentável e eficiente. Mas afinal, como essa ferrovia promete mudar o jogo?

No centro dessa revolução está o estado do Mato Grosso, que abrigará a primeira ferrovia estadual autorizada do país.

O projeto, conduzido pela Rumo Logística em parceria com o governo estadual, visa interligar as cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde a um dos maiores polos de exportação do Brasil, o Porto de Santos.

Serão 743 km de trilhos que prometem solucionar gargalos logísticos e impulsionar o agronegócio nacional.

Um marco inédito no transporte ferroviário

Conforme anunciado pela Rumo Logística, a construção da F.A.T.O. simboliza um divisor de águas para o setor ferroviário brasileiro.

Nunca antes uma ferrovia estadual foi autorizada no país, e esse projeto é pioneiro ao unir esforços entre o setor público e privado.

O Ministério dos Transportes também desempenhou papel crucial, aprovando o enquadramento da ferrovia no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi), o que garante incentivos fiscais para sua implementação.

A estrutura também faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), consolidando-se como um dos principais projetos no plano nacional de infraestrutura.

Essa colaboração reflete uma abordagem integrada, capaz de atender às demandas logísticas do país de forma mais eficiente.

Geração de empregos e impacto social

Um dos aspectos mais chamativos do projeto é a geração de empregos. Durante sua construção, estima-se que serão criadas 105 mil vagas diretas, 41 mil indiretas e outras 40 mil induzidas.

No total, isso representa cerca de 180 mil oportunidades de trabalho até 2030.

Esse impacto direto na população reforça o compromisso do projeto com o desenvolvimento socioeconômico da região.

Mas os benefícios não param por aí. A F.A.T.O. também busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa ao transferir parte significativa do transporte de cargas das rodovias para os trilhos.

Essa transição também contribuirá para a diminuição de acidentes rodoviários, tornando o transporte mais seguro e eficiente.

Sustentabilidade em foco com o transporte ferroviário

Os estudos de traçado da ferrovia foram conduzidos com o apoio de tecnologias de ponta, como o LIDAR (Light Detection and Ranging) e o NIR (Near Infrared), que permitem mapear e analisar o terreno com maior precisão.

Essas ferramentas ajudaram a priorizar áreas com menor impacto ambiental e urbanístico, garantindo um equilíbrio entre desenvolvimento e preservação.

Além disso, o projeto reforça os compromissos do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Com o aumento da capacidade de transporte, o escoamento de grãos deverá dobrar, passando de 32 milhões para 60 milhões de toneladas até 2032.

A ferrovia também movimentará cerca de 20 milhões de toneladas de produtos industriais, consolidando-se como um eixo essencial para a economia brasileira.

Apoio institucional e legado histórico

Diversas entidades, como a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e universidades locais, estão apoiando a iniciativa.

O nome da ferrovia homenageia Olacyr de Moraes, um dos pioneiros do setor ferroviário no estado, reafirmando o papel histórico do Mato Grosso na inovação logística.

A escolha também reforça a identidade regional do projeto, destacando a importância da cooperação entre diferentes setores para o sucesso de iniciativas de grande porte.

O futuro do agronegócio brasileiro

Com a produção de grãos no estado projetada para atingir 120 milhões de toneladas nos próximos nove anos, a ferrovia estadual será crucial para atender à crescente demanda.

Além de otimizar o escoamento de grãos, o projeto também facilitará a chegada de bens de consumo como gasolina, diesel e fertilizantes, reduzindo custos e aumentando a eficiência da cadeia de suprimentos.

“De F.A.T.O, estamos movimentando os quatro cantos do Brasil”, afirmou a Rumo Logística, reforçando seu compromisso com a modernização logística e a sustentabilidade.

Como o Brasil pode expandir sua malha ferroviária?

Com a Ferrovia Estadual de Mato Grosso se consolidando como um exemplo de colaboração entre setores, resta a pergunta: quais outras regiões do Brasil podem se beneficiar de projetos semelhantes? Deixe sua opinião nos comentários!

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Edmilson José Marques
Edmilson José Marques
07/01/2025 08:01

Bom dia seria muito importante a regiao de Sao Paulo a Porto Epitacio ser atendida com carga e trem de passageiros. E o trem de passageiros Também deve ser colocado em todas as ferrovias do Brasil,pois é vida da ferovia o trem de passageiros e carga.

José Oliveira
José Oliveira
07/01/2025 11:21

O Brasil está muito atrasado em relação aos países do primeiro mundo no quesito de ferrovias. Como exemplo, a Espanha, com 46 milhões de habitantes, já está completamente conectada por ferrovias, não só para tansporte de carga, como para passageiros, com trens de alta velocidade, cruzando todo o país. Aqui ainda ensaiamos uma rota São Paulo a Campinas, com menos de 100 kms.

Alfredo A. Fonseca
Alfredo A. Fonseca
Em resposta a  José Oliveira
13/01/2025 13:02

Sim estamos atrasados devido as políticas e privilégios dados no passado para favorecer o desenvolvimento da indústria automobilística no Brasil.
A comparação com a Espanha não é lá muito adequada, tendo em vista que o Brasil é um país de dimensões Continentais e com muitos espaços vazios sem cidades, o que dificulta muito sob o ponto de vista econômico.
Trem tem que ter carga e/ou passageiros.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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