A incrível turbina de energia eólica da GE promete mudar a indústria de energia renovável
Girando acima de uma faixa de terra na foz do porto de Rotterdam, está uma turbina de energia eólica tão grande que é difícil fotografar, a turbina da GE que promete mudar o cenário de energia renovável. O diâmetro de giro de seu motor é maior do que dois campos de futebol americano de ponta a ponta. Os modelos posteriores serão mais altos do que qualquer edifício no continente da Europa Ocidental.
Leia também
Turbinas de energia eólica gigantes da GE
A GE ainda não instalou uma dessas máquinas na água do oceano para começar a investir no setor offshore. Como é relativamente nova no negócio de energia eólica offshore, a empresa enfrenta questões sobre a rapidez e eficiência com que pode aumentar a produção para construir e instalar centenas de turbinas.
Mas as turbinas de energia eólica gigantes da GE já chamaram a atenção do setor de energia renovável. Um executivo de alto escalão do principal desenvolvedor de parques eólicos do mundo chamou de “um salto em relação à tecnologia mais recente”. E um analista disse que o tamanho da máquina e as vendas antecipadas “abalaram a indústria”.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Uma nova geração de turbinas eólicas
O protótipo da General Electric – GE para uma nova turbina eólica offshore, a Haliade-X, é o maior modelo já construído.
O protótipo de energia eólica é o primeiro de uma geração de novas máquinas que são cerca de um terço mais potentes do que as maiores já em serviço comercial. Como tal, está mudando os cálculos de negócios de fabricantes, desenvolvedores e investidores de equipamentos eólicos.
As máquinas GE terão uma capacidade de geração de energia renovável que seria quase inimaginável uma década atrás. Um único será capaz de produzir 13 megawatts de energia, o suficiente para iluminar uma cidade com cerca de 12.000 casas.
A turbina, que é capaz de produzir tanto empuxo quanto os quatro motores de um jato Boeing 747, segundo a GE, será implantada no mar, onde os desenvolvedores aprenderam que podem plantar turbinas maiores e mais numerosas do que em terra para capturar brisas que são mais fortes e confiáveis.
A corrida para construir turbinas maiores foi mais rápida do que muitos números da indústria previram. O Haliade-X da GE gera quase 30 vezes mais eletricidade do que as primeiras máquinas offshore instaladas na costa da Dinamarca em 1991.
Nos próximos anos, os clientes provavelmente exigirão máquinas ainda maiores, dizem os executivos do setor. Por outro lado, eles preveem que, assim como os aviões comerciais atingiram o pico com o Airbus A380 , as turbinas chegarão a um ponto em que um tamanho maior não fará mais sentido econômico.
Uma única rotação da turbina de energia eólica ‘haliade-X’ da GE poderia alimentar uma casa por dois dias
Nos últimos anos, a General Electric (GE) tem desenvolvido o ‘haliade-X’ – a turbina eólica offshore mais poderosa do mundo.
A empresa afirma que apenas uma rotação da turbina, que fica a uma altura total de 260 metros, poderia fornecer energia a uma casa em qualquer lugar do mundo por mais de dois dias.
A haliade-X apresenta uma capacidade de 13 MW ou 12 MW, rotor de 220 metros (722 pés), lâmina de 107 metros (351 pés) e recursos digitais que ajudam os clientes a realizar diagnósticos remotos, melhorar o gerenciamento de tempo (menos tempo no mar) e otimizar as operações.
Em dezembro do ano passado (2020), o protótipo da turbina eólica offshore Haliade-X de 12 MW da GE Renewable Energy quebrou seu próprio recorde de produção ao gerar 288 MWh continuamente durante 24 horas, tornando-se novamente a primeira turbina do mundo a fazer isso.