Os investimentos em indústria, energia e agricultura mais verdes pode gerar empregos, de acordo com o relatório publicado neste mês de agosto, podem gerar um PIB extra de US $ 325- $ 525 bilhões nos próximos dez anos para a economia brasileira, ao mesmo tempo que reverte os danos à reputação ambiental do Brasil, melhorando o acesso a investimentos internacionais e verdes títulos.
Entre suas propostas, o relatório do WRI incentiva a recuperação de pastagens degradadas, a construção de ferrovias e a instalação de ônibus elétricos no sistema de transporte público do Brasil – combinando metas há muito buscadas de melhorar a infraestrutura do país com soluções de baixo carbono.
Os autores dizem que medidas de baixo carbono são mais prováveis de serem adotadas por Bolsonaro agora, já que o governo trabalha urgentemente para produzir um plano de recuperação econômica COVID-19 viável, observando que a implementação de metas ambientais poderia abrir novos mercados econômicos e criar dois e meio milhão de empregos na próxima década, ao mesmo tempo que impulsionou a reputação internacional manchada do Brasil, reduzindo o risco de censura futura e perda de investimentos.
Melhorar a produtividade é a pedra angular do relatório do WRI, pois busca um terreno comum entre o agronegócio e os interesses industriais e o meio ambiente podendo também gerar novas vagas de emprego no mercado.
Um programa de recuperação de pastagens degradadas custaria US $ 4,5 bilhões. De acordo com o plano do WRI, esse investimento poderia ser recuperado em seis anos e meio de aumento de produtividade, ao mesmo tempo que diminuía as pressões de desmatamento.
“Apenas a receita tributária desse investimento totalizaria 742 milhões de reais (US $ 134 milhões), o que poderia ajudar o governo com seu déficit orçamentário e ainda de quebra gerar novas vagas de emprego”, disse Viviene Romero, pesquisadora-chefe do estudo do WRI.