A UISA, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, está fazendo investimentos em tecnologia de inteligência artificial, internet das coisas (IoT), novo software de gestão e redes privadas para melhorar a eficiência da produção e diminuir os custos operacionais no agronegócio e outras otimizações em seu portfólio de serviços. A empresa, antes chamada de Usinas Itamarati , ainda mantém uma dívida elevada, herdada de seus antigos proprietários.
Em fevereiro, a UISA concluiu um projeto com a fornecedora de soluções de armazenamento dos EUA Pure Storage , que implantou a infraestrutura convergente FlashStack, desenvolvida em conjunto pela Pure e Cisco, e contratou o modelo de assinatura Evergreen Storage da Pure para suas operações.
Mais Notícias Sobre Investimentos e Agronegócios no Brasil
- Usina do Grupo Oleoplan em Iraquara (BA) recebe autorização da ANP para ampliação de sua capacidade produtiva
- Influenciado pela retomada da economia, alta do dólar, grande demanda da China e outros fatores, Agronegócio continuará crescendo em 2021
- Odebrecht perde na justiça o controle pela Atvos, umas das maiores produtoras de etanol do Brasil
- Agronegócio movimenta economia e gera milhares de empregos
Ao trazer o equipamento de armazenamento “para dentro”, o produtor de biocombustíveis reduziu os custos relacionados aos contratos de hospedagem. Essa transformação resultou em uma economia anual de cerca de 1,5 milhão de reais (US $ 296.000), de acordo com a Pure Storage.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
Valores do contrato com a empresa norte-americana, porém, não foram divulgados.
O uso de infraestrutura convergente também deve servir de base para os projetos da UISA no segmento sustentável, incluindo irrigação e energia limpa para redes municipais.
“Nosso objetivo é mudar a forma como o agronegócio é feito no Brasil por meio de tecnologia, inovação e pessoas”, disse o CTO Rodrigo Gonçalves em nota.
Usando algoritmos inteligentes para processar a grande quantidade de dados de campo, o UISA também pode aumentar a eficiência e otimizar a produtividade da colheita, que no caso da cana-de-açúcar cresceu 30%, para 25.660 t / d.
INVESTIMENTOS EM ERP E COLABORAÇÃO
Em outra frente, a UISA migrou seu sistema de gestão SAP para a plataforma S / 4 Hana. Anteriormente, o grupo usava a versão ECC menos potente.
UISA também adotou Google ‘s G Suite para organizar toda a comunicação interna e externa, a partir de e-mails para reuniões. A implementação inclui proteção contra vazamento de dados.
Ambos os projetos foram coordenados pela consultoria francesa de TI Atos .
“A parceria entre a Atos e a UISA abre um leque de oportunidades para o desenvolvimento de soluções e projetos. Em um futuro próximo, as empresas não descartam a expansão de suas ações de transformação digital”, afirmou a Atos em comunicado este mês.
TECNOLOGIA DE REDES PRIVADAS
Para garantir que a tecnologia, especialmente sensores e aplicações em campo, funcione sem problemas, a UISA contratou a Telefônica Brasil para implantar uma rede 4G privada em 88.000ha da Fazenda Guanabara.
O contrato inclui a ativação de IoT de banda estreita (NB-IoT) e tecnologias de evolução de longo prazo para máquinas (LTE-M) para suportar aplicações de IoT.
A operadora de telecomunicações também será responsável pela infraestrutura física associada ao projeto IoT, incluindo a construção de torres, equipamentos eletrônicos para a prestação de serviços móveis e 300 dispositivos IoT.
Restruturação e reposicionamento no ramo de biocombustíveis
Esses investimentos em tecnologia ocorrem em um contexto de reestruturação da produtora de biocombustíveis, que passou a ser controlada pelo fundo de private equity CVCIB Holdings em 2019 e mudou seu nome para UISA.
Recentemente, a UISA divulgou lucro líquido pro forma para os primeiros seis meses da safra 2020/21 de R $ 203 milhões, três vezes mais do que na safra anterior, enquanto a dívida consolidada ficou em R $ 3,4 bilhões.
A receita líquida no segundo trimestre foi de 246 milhões de reais, um aumento de 3,9%. Mas a receita líquida do primeiro semestre caiu 6,7% ano a ano, para R $ 420 milhões.
A UISA opera uma área de 90.000ha, dos quais 34.200ha são plantações de cana-de-açúcar. Sua transformação digital começou há cerca de um ano e meio.