1. Início
  2. / Construção
  3. / Uma das maiores fábricas de celulose do mundo em construção em São Paulo pela multinacional Bracell vai gerar muitos empregos no estado
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Uma das maiores fábricas de celulose do mundo em construção em São Paulo pela multinacional Bracell vai gerar muitos empregos no estado

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 06/06/2021 às 10:44
Atualizado em 11/09/2021 às 15:29
preço - celulose - fábricas - emprego - produção - sp - vagas - bracell
Megafábrica de celulose em construção da Bracell em São Paulo / Fonte: reprodução Geofix

Megafábrica da líder global na produção de celulose Bracell, em São Paulo, vai gerar muitos empregos e poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais

São Paulo ganhará uma das maiores fábricas de celulose do mundo! A multinacional Bracell recebeu novas licenças da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a construção da sua megafábrica de celulose em Lençóis Paulista (SP). O empreendimento poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais e vai gerar muitos empregos na região.

Leia também

O licenciamento, que é público, confirma a instalação do empreendimento e, mais do que isso, mostra que ele é duas vezes maior do que o originalmente planejado e anunciado pela empresa.

Os volumes anunciados anteriormente pela Bracell foram elevados. Antes a empresa estimava uma produção total de 1,5 milhão de toneladas de fibra por ano, levando-se em conta 250 mil toneladas da linha já existente, adquirida da Lwarcel. Agora, com as novas licenças, prévia e de instalação, a empresa pode atingir uma produção de até 3 milhões de toneladas anuais.

Megafábrica de celulose em São Paulo da Bracell poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais

Estava incluso no primeiro cenário estimdo pela empresa, também de produção total de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo 1,25 milhão de toneladas de celulose solúvel e 250 mil toneladas de kraft (da linha já existente).

Já a nova estimativa, com produção concentrada em kraft – o principal tipo de celulose produzido no Brasil – a megafábrica em São Paulo pode atingir um total de 3 milhões de toneladas anuais, sendo 250 mil toneladas da linha já existente e 2,75 milhão de toneladas do projeto de expansão.

Lembrando que, em 2018, o grupo Royal Golden Eagle, de Cingapura, comprou a Lwarcel e anunciou planos de expansão da fábrica no interior paulista.

Há rumores, desde o ano passado, de que o Projeto Star, que prevê a construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, orçado em R$ 8 bilhões segundo o escopo original, era ainda mais ambicioso.

Multinacional Bracell fará escoamento de sua fábrica de celulose por sistema rodo-ferroviário da MRS, até o Porto de Santos (SP)

fábrica de celulose - vagas de emprego - sp
Fonte: Reprodução – Via Bracell

A nova fábrica da Bracell em construção, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, fecha parceria com a MRS para transportar celulose da sua fábrica em Lençóis Paulista até o Porto de Santos. Para viabilizar toda essa estrutura logística, as empresas têm realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 vagas de emprego.

Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o novo volume de produção da fábrica da Bracell exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos.

A celulose será transportada por caminhões até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.

Parceria entre as empresas para o transporte do insumo vai gerar empregos no estado

Para viabilizar toda essa estrutura logística, a Bracell em parceria com a MRS tem realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 empregos.

Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a solução logística adotada pela empresa priorizando o modal ferroviário traz uma série de benefícios que estão aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. “Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, comentou.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x