Megafábrica da líder global na produção de celulose Bracell, em São Paulo, vai gerar muitos empregos e poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais
São Paulo ganhará uma das maiores fábricas de celulose do mundo! A multinacional Bracell recebeu novas licenças da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para a construção da sua megafábrica de celulose em Lençóis Paulista (SP). O empreendimento poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais e vai gerar muitos empregos na região.
Leia também
- General Electric apresenta gigantesca turbina flutuante que promete revolucionar a implementação da energia eólica no mundo
- Multinacional sueca-israelense vai construir usina de energia no Porto do Pecém e transformar as ondas do mar do Ceará em eletricidade
- Coca Cola, a multinacional maior produtora de bebidas não alcoólicas, convoca jovens para curso gratuito e online de qualificação profissional
- Volkswagen anuncia instalação da fábrica da Baterias Moura, no seu complexo industrial no RJ, para a produção do primeiro caminhão elétrico do Brasil!
- 586 vagas de emprego, estágio e aprendiz abertas pela multinacional Ambev, nos estados do RJ, SP, PR, GO, SC, BA, PE, MG, RN, CE, TO, MA e mais, neste dia 4 de junho
O licenciamento, que é público, confirma a instalação do empreendimento e, mais do que isso, mostra que ele é duas vezes maior do que o originalmente planejado e anunciado pela empresa.
Os volumes anunciados anteriormente pela Bracell foram elevados. Antes a empresa estimava uma produção total de 1,5 milhão de toneladas de fibra por ano, levando-se em conta 250 mil toneladas da linha já existente, adquirida da Lwarcel. Agora, com as novas licenças, prévia e de instalação, a empresa pode atingir uma produção de até 3 milhões de toneladas anuais.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
Megafábrica de celulose em São Paulo da Bracell poderá produzir até 3 milhões de toneladas anuais
Estava incluso no primeiro cenário estimdo pela empresa, também de produção total de 1,5 milhão de toneladas por ano, sendo 1,25 milhão de toneladas de celulose solúvel e 250 mil toneladas de kraft (da linha já existente).
Já a nova estimativa, com produção concentrada em kraft – o principal tipo de celulose produzido no Brasil – a megafábrica em São Paulo pode atingir um total de 3 milhões de toneladas anuais, sendo 250 mil toneladas da linha já existente e 2,75 milhão de toneladas do projeto de expansão.
Lembrando que, em 2018, o grupo Royal Golden Eagle, de Cingapura, comprou a Lwarcel e anunciou planos de expansão da fábrica no interior paulista.
Há rumores, desde o ano passado, de que o Projeto Star, que prevê a construção de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, orçado em R$ 8 bilhões segundo o escopo original, era ainda mais ambicioso.
Multinacional Bracell fará escoamento de sua fábrica de celulose por sistema rodo-ferroviário da MRS, até o Porto de Santos (SP)
A nova fábrica da Bracell em construção, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, fecha parceria com a MRS para transportar celulose da sua fábrica em Lençóis Paulista até o Porto de Santos. Para viabilizar toda essa estrutura logística, as empresas têm realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 vagas de emprego.
Com previsão de entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, o novo volume de produção da fábrica da Bracell exigirá uma complexa operação logística para o transporte da celulose, de Lençóis Paulista até o Porto de Santos.
A celulose será transportada por caminhões até o Terminal Intermodal em Pederneiras, que seguirá na malha operada pela MRS até os terminais no Porto de Santos. O trajeto da ferrovia de Pederneiras até Santos tem um percurso de 510 km.
Parceria entre as empresas para o transporte do insumo vai gerar empregos no estado
Para viabilizar toda essa estrutura logística, a Bracell em parceria com a MRS tem realizado investimentos relevantes, como a construção de uma base operacional em Pederneiras, com estimativa de geração de até 70 empregos.
Para Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell SP, a solução logística adotada pela empresa priorizando o modal ferroviário traz uma série de benefícios que estão aliados com o meio ambiente e a sustentabilidade do negócio, como a redução no volume de emissões atmosféricas no escoamento da produção. “Além da aderência às diretrizes de sustentabilidade da Bracell, as operações logísticas trarão oportunidades de trabalho tanto na região próxima à fábrica quanto no Porto de Santos. A entrega dos primeiros vagões é um importante marco no avanço do projeto que vai garantir a exportação da Bracell”, comentou.