O mundo automotivo está sempre em busca de motores compactos e potentes. Atualmente, os motores a gasolina pequenos não são suficientes, e os motores a diesel são grandes e pesados. É por isso que uma empresa chamada Liquid Piston desenvolveu o que parece ser o futuro dos motores de combustão e da mobilidade.
O novo motor rotativo da Liquid Piston, chamado XTS 210, está causando um grande impacto na indústria automobilística. Esse motor rotativo de 210cc e 25 cavalos de potência é supercompacto, supercarregado e refrigerado a líquido. O design do XTS 210 inverte a lógica do tradicional motor Wankel. Enquanto o motor Wankel tem um rotor triangular dentro de uma carcaça oval, o XTS 210 tem um rotor oval dentro de uma carcaça triangular. Isso resulta em menos peças móveis, menor fricção e maior eficiência.
O motor também utiliza um ciclo termodinâmico patenteado chamado Ciclo Híbrido de Alta Eficiência (HC), que combina as melhores características dos motores a diesel e a gasolina. Isso permite que o motor funcione com qualquer tipo de combustível, desde gasolina até diesel e até combustível de aviação, com alta eficiência e baixas emissões.
Este novo motor rotativo pode ser pequeno, mas seu impacto na indústria automobilística promete ser gigantesco
Essa inovação surgiu após a Liquid Piston assinar um contrato de 9 milhões de dólares com o Exército dos EUA no final de 2022. Esse contrato permitiu que a empresa criasse um protótipo do XTS 210 para uso militar. O protótipo deve estar pronto em 2024 e será testado em uma plataforma de veículo elétrico híbrido. O objetivo do Exército é substituir seus atuais motores a diesel por algo significativamente menor e mais leve, quase 80% menor.
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A Liquid Piston vem desenvolvendo e refinando sua tecnologia de motor rotativo há mais de uma década, com apoio de diversas agências governamentais e investidores privados. A empresa já demonstrou seus motores em drones, geradores e motocicletas, e afirma que seus motores oferecem até 10 vezes mais densidade de potência do que os motores convencionais.
Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motores rotativos
O XTS 210 se destaca por sua capacidade de produzir mais potência com menos peso e tamanho, crucial para aplicações que exigem alta densidade de potência e baixo peso, como drones e veículos elétricos. Esse motor também é flexível quanto ao tipo de ignição, podendo usar tanto ignição por faísca quanto por compressão, dependendo do combustível utilizado.
Com um motor tão inovador, a Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motor rotativo e oferecer uma alternativa viável aos motores a pistão para diversas aplicações, incluindo carros elétricos, aeronaves urbanas, drones e geração de energia. A empresa também planeja licenciar sua tecnologia para outros fabricantes interessados em usar seus motores em seus produtos.
Qualquer maquina que queime combustivel para produzir torque, acaba gastando mais energia nos efeitos colaterais, produzindo muito calor que precisa ser descartado e tentando contornar o atrito.
Alem da queima de combustiveis lancar muito material poluente na atmosfera, continua com muitas pecas moveis, precisa de lubrificacao, bomba de oleo, bomba de combustivel, velas, correias, polias, cano de escape, catalizador, filtro de combustivel, filtro de ar, filtro de oleo….., lista eh longa.
Dificil conseguir eficiencia com esta complexidade.
Procure um motor com uma unica peca movel, ali estara a eficiencia, o resto me parece ilusao.
Que monte de bobagem que vc disse cara. Tudo no mundo tem perda, vai depender somente do que vc quer pelo custo que vc aceita pagar. A pesquisa serve para isso, melhorar a eficiência para um determinado custo. Tudo tem perda, isso se chama entropia.
E vc vai me dizer que o motor elétrico não tem perda? Ele pode até ter uma alta eficiência, mas que gera a energia que ele consome tem uma eficiência pífia.
Pode parecer bobagem ,mas que os motores a combustão com cilindros sejam em linha quanto Boxer só evoluíram em termos de alimentaçao e ganho de potência que as marcas tem como laboratório a F1, até mesmo na diminuição dos gases poluentes quem evoluiu meio mequetrefe foram as indústrias de catalisadores , já em termos de durabilidade casa vez mais descartaveis após pouquíssima km, Entendo que houve pouca evolução no que diz ao mecanismo cabeçote bloco girabrequim e carter,com alguma melhoria nos comandos de válvulas, então acho realmente uma engenharia preocupada apenas para meio de subsistência com com o produto final atingir o consumidor e foram poucos audaciosos e preguiçosos como se este fosse o único modo de fazer propulsores .Para quem chegou ontem blz ficam deslumbrados com as super máquinas para passearem ,mais baseados nos visuais de aerodinâmica das montadoras que realmente evolui muito em designer mas que por baixo do capô nada mais que a pré-histórica engenhosidade de fazer o bólido andar , tanto que diversas montadoras usam propulsores das outras ,parabéns para quem conseguir melhorar o levinho Wankel sem as milhares e obsoletas peças dos monstrengos , basta lembrar que se estes motores usados hoje fossem bom estariam voando nas azas ou no **** da aviação.
Tipo… o cara reclame que se trabalhar vc fica cansado… conclusão … Não trabalhe. Difícil…
Veículos elétricos também geram perdas. E nesse caso, um veículo elétrico é bem mais pesado que um veículo convencional a gasolina. E para fazer essa grande massa sair da inércia é preciso ter muita energia. A energia elétrica gerada pelas baterias chegam no motor elétrico que a converte em energia mecânica e essa é repassada para a caixa de transmissão, que só aí é repassada para as rodas. Só aí grande parte da energia mecânica foi perdida nas engrenagem da transmissão. Nisso tudo as baterias precisam demandar mais energia. O que vai ocasionar aquecimento delas, pois com mais corrente e mais tensão sendo exigidas, as baterias vão se aquecer, vai gerar perdas e eficiências delas. Já parou para pensar nisso? Tudo tem perdas!
Então terá que usar energia nuclear ou a hidrogênio ou ainda de cristais de luz… Mas como sabemos que todas essas são de alta eficiência e caríssimas, então basta nos contentamos com os combustíveis comuns.
Acho que vc se refere a motores elétricos, mas deve colocar nessa balança, o quanto que precisa de minérios de terras raras para manter toda a **** produtiva de veivulos elétricos. Tais materiais para serem adquiridos têm um alto impacto no meio ambiente para a sua extração. Ainda acho que com uso eficiente de materiais de baixo impacto ambiental e reciclagem, a alternativa de biocombustíveis seria viável. Por exemplo o caso do álcool brasileiro. A cana de açúcar, durante a seu crescimento ela sequestra uma grande quantidade de carbono atmosférico e parte desse carbono no final da **** produtiva torna se álcool. O restante do carbono vira matéria orgânica que pode ser incorporado novamente à natureza. Mesmo com o uso desse álcool em veículos a combustão, o saldo de emissão de carbono é zero. Creio ser melhor do que precisar extrair grandes áreas de mineração para conseguir metais de terras raras que são extremamente raras no nosso planeta.
Chupa meu ku
Tem fazer esse motor com niobio !!..
Os donos do mundo gostam é disso pessoas com boas idéias!… Perdendo tempo com bobagem.
A tecnologia disponível para nós meros piões no jogo é e sempre será ., a mais lucrativa para eles independente do custo benefício final e total. Nada de ecológico ou eficiência perfeita, simplesmente a mais lucrativa
Kkkk e por aí vão seguindo com os caros e descartáveis desde que gerem grana , é plausível sim que criem novas formas de propulsão porque a fila do conhecimento tem que andar para sairmos da pré-histórica maneira de fazer motores.
Olha usar energia magnética é o mais barato eu usei na casa para gerar energia mais me proibiram