1. Início
  2. / Feiras e Eventos
  3. / A importância do Rio Oil & Gas para geração de empregos, investimentos, PIB e cadeia produtiva de petróleo do Brasil, incluindo a transição energética
Localização RJ Tempo de leitura 6 min de leitura

A importância do Rio Oil & Gas para geração de empregos, investimentos, PIB e cadeia produtiva de petróleo do Brasil, incluindo a transição energética

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 11/10/2022 às 01:20
Rio Oil & Gas empregos transição energética PIB
Um dos maiores eventos do setor de Óleo e Gás começou nessa segunda (26) no Rio de Janeiro | Foto: Rio Oil & Gas

Um dos maiores eventos do mundo, o Rio Oil & Gas, começou nessa segunda (26), no Rio de Janeiro

Após 3 anos sem a realização de eventos presenciais, o ano de 2022 está trazendo uma nova edição de um dos maiores eventos do setor de petróleo do mundo: a Rio Oil & Gas. A feira começou nessa segunda (26) e vai até à quinta-feira (29) tratando de temas importantes como a transição energética. Nesse ano são mais de 400 expositores e mais de 40 patrocinadores além da participação de grandes nome do setor de óleo o gás que ajudam a gerar empregos e melhorar o PIB local.

A Rio Oil & Gas é o tipo de evento para ver e ser visto, para ouvir e ser ouvido. É um dos maiores eventos do setor de óleo e gás para promover networking e gerar negócios muito prósperos. Além disso, promove trocas de conhecimento e experiências altamente enriquecedoras, com grandes nomes de todo o mundo. Quer saber mais sobre esse grande evento? Continue a leitura!

Confira detalhes da Rio Oil & Gas no vídeo abaixo

Evento Rio Oil & Gas é um dos maiores eventos do setor de óleo e gás e trouxe muitas empresas | Reprodução – Youtube: IBP.

Novo espaço e evento híbrido são algumas das inovações da Rio Oil & Gas

A edição de Rio Oil & Gas de 2022 trouxe muitas inovações para atrair público de todos os lugares do mundo e vai contar com uma experiência de tradução simultânea de alta qualidade. Contudo, nesse ano, o evento será realizado em um novo ambiente, o Boulevard Olímpico, devido às restrições da pandemia e a necessidade de um local maior para abrigar as exposições.

“Uma das principais inovações que a gente está trazendo para essa edição é um novo local, um novo espaço. A gente está saindo de um local que nos abrigou por muitos anos, que tinha toda a infraestrutura, mas a gente precisava mudar. […] É um desafio de trazer o evento para um novo local”.

Victor Montenegro, um dos principais organizadores da Rio Oil & Gas em entrevista ao canal Dicas Offshore, conduzido por Matheus Rangel (2022).

Victor ainda afirma que a escolha da nova região se deu devido à atratividade e facilidade de acesso que tem o Boulevard Olímpico. Todavia, o evento ocupa uma área de 51 mil metros quadrados, no espaço de 7 armazéns e permite acesso facilitado a outros locais como o museu do Amanhã e outros pontos turísticos interessantes do Rio de janeiro. Além disso, traz benefícios para o PIB local.

Outra novidade é que toda a experiência digital que vivemos durante a pandemia vai ser incorporada ao congresso. Sendo assim, todo o congresso está sendo transmitido para o mundo todo por meio de transmissões online em tempo real. O evento contempla a possibilidade de estender o conhecimento a pessoas que não puderam, por algum motivo, comparecer e maiores negociações.

O evento conta com tradução simultânea pela plataforma do congresso. Essa plataforma online tem a participação de mais de 18 mil pessoas. Dessa forma, o evento supera as expectativas e atinge diversos públicos em diferentes locais.

O evento terá apresentação de mais de 550 trabalhos, novo quadro CEO Talks e discussões abertas ao público, promovendo empregos e networking

Para quem não conhece a Rio Oil & Gas, o evento tem as sessões tradicionais com trabalhos técnicos e bastante conteúdo. Todavia, nesse ano, não foi diferente. Nesse sentido, o evento de 2022 recebeu mais de 1000 trabalhos para avaliação, e contará com a exposição de 550, aprovados nos termos técnicos por uma equipe de profissionais capacitados. Os trabalhos são de cunho técnico, científico, tecnológico e acadêmico e deixam um grande legado de conhecimento.

Além disso, o evento conta com 32 sessões especiais de apresentações de conteúdos, cases e bate-papos, muito focados no trade. Há também sessões de diálogo mais amplas voltadas aos interesses da sociedade, discussão de exploração e produção e transição energética.

Essa Rio Oil & Gas tem uma característica importante, ela tem uma discussão muito mais transversal. A gente aborda muitos tópicos de transição energética e descarbonização. Além disso, é lógico que toda a discussão do feminino, do inclusivo, do plural, do contato com a sociedade, da comunicação necessária à sociedade, não poderia faltar.

Um grande destaque desse evento é o CEO Talks. O CEO Talks será o novo quadro, no qual terá presença de gestores compartilhando suas agendas em um bate-papo informal. São interessantes para que a sociedade entenda, em tempo real, o que está acontecendo e o que se espera em relação ao marco regulatório e as estratégias para os próximos anos.

Edição de 2022 tem uma programação muito atrativa e é uma das maiores da histórica, movimentando o PIB local e a geração de empregos

A escolha do local foi pensada tendo em vista ser um espaço mais aberto que permite a circulação mais livre de pessoas, tendo em vista o atual momento em que estamos saindo de uma pandemia. Nesse sentido, um grande desafio foi a infraestrutura da cidade do Rio de Janeiro, tendo em vista a ampla presença de pessoas do mundo todo. Foram muitas conversas com a prefeitura para tornar possível a logística.

O evento trouxe um planejamento de mídia muito mais robusto e houve amplas campanhas para atrair o público, especialmente o mais jovem. Sendo assim, o evento já é um dos maiores da história, contando com mais de 400 expositores e mais de 40 patrocinadores.

O Rio de Janeiro tem se destacado nos eventos de entretenimento e cultura, além das feiras de negócios. Um evento dessa magnitude traz oportunidades de novos empregos para os jovens no setor de óleo e gás, ativa o comércio regional para atender o público.

Além disso, criam-se eventos secundários simultâneos ao que ocorre na Rio Oil & Gas. Isso movimenta financeiramente a cidade e traz benefícios múltiplos ao PIB nacional. O networking que o evento promove também possibilita a abertura de novas oportunidades.

Qual é o cenário do Brasil no mercado de Óleo e gás?

Fernanda Delgado, diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e uma das organizadores do Rio Oil & Gas, aponta que o cenário do Brasil no mercado de Óleo e Gás é bem favorável. Embora o Brasil esteja saindo de um momento pandêmico e em meio a uma recessão, ainda tem resultados positivos e muito se fala em transição energética.

Dessa forma, existe um aumento de preços, como resultado de um aumento dos investimentos no setor de Óleo e Gás. Além disso, mais de 20 unidades de produção estão chegando ao país para operar e isso traz muitos empregos e melhora, consequentemente, o PIB nacional.

O setor de petróleo e gás tem grande poder devido ao fato de assegurar o abastecimento, mesmo durante a transição energética. Isso se mostrou ainda mais forte após a crise geopolítica de abastecimento na Europa, decorrente da Guerra entre Rússia e Ucrânia. A transição energética precisa muito do setor para assegurar todo esse abastecimento.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de se inscrever na Rio Oil & Gas de 2022 e fazer um networking para novos empregos. Veja como!

O evento é muito interessante para novas oportunidades e você ainda pode garantir uma vaga na edição de 2022, que começou nessa segunda (26). Sendo assim, para conferir a programação completa e realizar a sua inscrição no site, clique aqui.

Em seguida, basta preencher um cadastro com suas informações básicas como e-mail, telefone e endereço e agar a taxa de inscrição. Então, você poderá acessar as apresentações e palestras online de onde estiver. Aproveite e não fique de fora!

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos